Não sabes que curso escolher? Experimenta 3 licenciaturas diferentes durante 15 dias cada

A associação Gap Year Portugal volta a mostrar que é possível experimentar o curso superior antes de arriscar.

O programa Experiências Académicas, criado pela Gap Year Portugal, já vai na 3ª edição e oferece aos jovens portugueses a oportunidade de experimentar até 3 cursos universitários, durante duas semanas cada. O objectivo é ajudar os estudantes a tomar uma decisão mais segura e consciente, eixos estes em que a associação trabalha e apoia.

Acabei o 12º ano e agora? Esta é a pergunta que vários jovens fazem quando terminam o ensino secundário. Para muitos a resposta pode ser óbvia, mas para outros esse não é o caso e a taxa de desistência do curso prova-o: 29% desistem logo no primeiro ano, segundo um estudo da Direcção-Geral de Estatística da Educação e Ciência (DGEEC). Muitas vezes, os jovens escolhem o curso universitário sem certeza se é realmente aquele o caminho que desejam seguir e 35% dos estudantes afirmam que a segunda maior razão para a desistência do aluno é a falta de motivação, relacionada com percepções erradas do curso, aponta um estudo do Unlimited Future.

O programa Experiências Académicas desenrola-se entre Setembro e Novembro, período durante o qual os jovens poderão escolher três cursos diferentes e experimentar, cada um, durante duas semanas. Estão disponíveis mais de 100 cursos para escolha, fruto da parceria da Gap Year Portugal com seis instituições de ensino superior: o Instituto Politécnico de Leiria, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Algarve, a Universidade do Porto e a Universidade Nova de Lisboa. As pré-inscrições estão abertas até 31 de Agosto. Existem mais duas fases de candidaturas: uma primeira de 1 a 12 de Setembro e uma segunda de 13 a 30 de Setembro.

Para mais informações sobre este programa podes consultar esta página. “A partir de agora, a geração mais nova já não tem que tomar uma decisão tão importantes com base em opiniões de terceiros. Através do Programa Experiências Académicas, têm a oportunidade de experimentar os cursos universitários que lhes suscitam interesse antes de tomarem uma decisão final”, refere a Gap Year Portugal em comunicado.