Fortnite para Android pode ser um risco de segurança online

A decisão não é estranha, errada, nem reprovável mas atendendo ao público do Fortnite pode ser perigosa e daí que escrevamos esta peça em tom de aviso.

Fortnite para Android

O Fortnite é um verdadeiro caso de estudo do mundo online. Com um motor de jogo semelhante ao PubG – algo que de resto lhe vale uma disputa em tribunal –, o jogo tornou-se num fenómeno de popularidade graças a toda a envolvente e à possibilidade de jogar entre plataformas. Depois de estar disponível nas principais consolas, sistemas operativos e também no iOS, na semana passada começou a ser lançado para Android, mas a notícia é que isso pode representar um risco para a segurança online.

Ao contrário da maioria das aplicações mainstream para Android, o Fortnite não está nem estará disponível na Google Play Store, ao invés disso o APK (executável de instalação) é disponibilizado através do site oficial da Epic Games. A decisão partiu da própria empresa que desenvolveu o jogo e é fácil de explicar e compreender, nas palavras do CEO da empresa, Tim Sweeney.

A primeira razão é porque dessa forma a empresa pode manter “uma relação directa com os clientes”; a segunda é económica. A Google retém 30% dos lucros por cada jogo comprado na loja e para a Epic Games isso não faz sentido. “Partilhar os lucros com fabricantes de consolas como a Microsoft ou a Nintendo é muito mais racional, considerando que essas empresas investem muito dinheiro em hardware, campanhas de marketing, etc. Mas em plataformas abertas, 30% parece um custo desproporcional, levando em conta o serviço que é oferecido”, acrescentou.

A decisão não é estranha, errada, nem reprovável, mas atendendo ao público do jogo pode ser perigosa e daí que escrevamos esta peça em tom de aviso. A procura dos mais novos pelo jogo pode levá-los por sites pouco fidedignos com a promessa de download do Fortnite,  fora do circuito fechado de aplicações com a garantia de segurança da Google que é a Play Store.

Parece que toda a gente está a jogar Fortnite. Conheces o fenómeno?

Durante os próximos tempos, e atendendo aos níveis de procura que se espera que o jogo tenha, é provável que internautas mal intencionados possam criar e posicionar websites respondendo às palavras de pesquisa: “download Fortnite” “install Fortnite” ou similar, nas diversas línguas. Por isso é importante reforçar as medidas de segurança no momento de download.

Apesar do risco ser real, a solução é elementar. Podes, por exemplo, seguir directamente este link para o site oficial ou se pesquisares pelo jogo verificar a assinatura do certificado de segurança associado ao site no browser do teu telemóvel.

O Fortnite está em fase de lançamento beta para Android sendo por isso necessário registar o e-mail e esperar pelo convite no site da Epic Games. Os primeiros telemóvel a receber o jogo são os da Samsung, fruto de uma parceria entre a marca sul-coreana e a Epic Games, mas espera-se que os restantes Android capazes de suportar o jogo sejam abrangidos durante os próximos dias. Se quiseres consultar a lista completa de compatibilidades, podes fazê-lo aqui.