Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Depois de concluir o doutoramento em Economia em Berlim, Jorge Gonçalves decidiu que ia compreender as dinâmicas e os processos reais e concretos que afectam o interior de Portugal.
“Não se pode ajudar, o desenvolvimento territorial não é ajudar”.
Jorge é um dos fundadores e dinamizadores da Cooperativa Integral MINGA, que integra agricultores, artesãos, produtores e prestadores de serviços em Montemor-o-Novo, e que pretende atacar os vícios e as dinâmicas de monopólio de mercado e de exclusão social que afectam os pequenos e médios produtores e que por inevitável consequência estrangulam as pequenas economias locais e rurais.
A lógica cooperativista apresenta soluções que se tornam difíceis de contrariar num projecto que ao fim de cinco anos teima em produzir conhecimento, alternativas, e novos desafios aos seus membros, com ideias e propostas que já chegaram à Assembleia da República.
Entrevista e vídeo de António Castelo
(Nota: este conteúdo foi originalmente publicado n’Qi News, produtora de conteúdos factuais focada numa população saturada de desinformação que busca activamente conteúdos fiáveis e de qualidade nas plataformas digitais, tendo sido aqui reproduzido com a devida autorização.)