Despejos, petróleo, extrema-direita, futebol e mais temas no 21º Jornal Mapa

Edição custa 1 euro e está à venda de norte a sul do país.

Acabou de sair a 21ª edição do Jornal Mapa. A terminar o quente mês de Agosto, a presente edição – que se refere ao trimestre de Setembro a Novembro – dá destaque especial a duas importantes questões: de um lado, “Amor E Uma Ordem de Despejo”, o caderno central, construído a várias mãos e dedicado à habitação na cidade do Porto, com um especial foco nos inúmeros processos de despejos, bem como na actual dinâmica de transformação da cidade. Por outro, uma longa entrevista a Mickael Correia, autor do livro Uma História Popular do Futebol, sobre as fintas que o futebol popular tem feito ao capitalismo ao longo dos tempos.

No entanto, a presente edição tem ainda outras peças inevitáveis. Uma delas é “Flotilha de Liberdade: Uma História a Três Tempos”, uma reportagem sobre o conjunto de embarcações que nos últimos anos tem levado ajuda e solidariedade à faixa de Gaza e que recentemente passou por Cascais. Mas também uma actualização sobre situação da indústria fóssil – o petróleo e o gás – em Portugal através de uma infografia e de uma cronologia a cores na paginas centrais.

A não perder surgem ainda trabalhos sobre os acordos de Paris para o clima, sobre as fronteiras e a xenofobia, sobre o despejo da ocupação galega “Insubmissa” entre diversas curtas. De leitura obrigatória são também as crónicas habituais de Jorge Valadas, a série sobre o Transhumanismo e a secção Tripalium, dedicada às questões laborais. Mas também a peça de Júlio Silvestre sobre o recente conferência AnarchaPortugal e a rubrica musical de Diogo Duarte desta vez dedicada ao livro As Palavras do Punk.

À venda no Shifter

A 21ª edição do Jornal Mapa custa, como as outras, 1 euro e está disponível em vários pontos de distribuição de norte a sul do país, ou através de assinatura. Em Lisboa, o Mapa pode ser encontrado para consulta na biblioteca do Palácio Baldaya, em Benfica, e para venda nesse mesmo espaço, em parceria com o Shifter – podes enviar um e-mail para comunidade@shifter.pt para mais informações.