Leaks mostram iPhone XS e novo Apple Watch antes do tempo

Keynote da Apple está agendada para dia 12 de Setembro.

O novo iPhone XS (imagem via 9to5Mac)

A Apple anunciou, esta quinta-feira, que dia 12 de Setembro irá haver keynote. O convite enviado aos jornalistas para o evento é escasso em informação – apenas indica o local, o dia e a hora –, mas sabe-se que as novidades terão a ver com hardware, em especial o(s) sucessor(es) do iPhone X.

Ilustração do convite enviado aos jornalistas (imagem via Apple)

Ao longo dos últimos meses, a imprensa especializada não se tem poupado a escrever sobre o novo iPhone, especulando sobre como poderão ser os novos modelos com base em informação que lhe vai chegado daqui e dali. Quanto mais próximos da data do evento (que sempre foi apontado para Setembro, apesar de a confirmação oficial só ter surgido esta quinta), mais detalhes começam a surgir e mais fidedignas são as informações que circulam online.

iPhone XS: três modelos, mas talvez dois com este nome

Espera-se que a Apple anuncie três novos iPhones, que, segundo informações agora reveladas pelo site 9to5Mac, deverão ser chamados de iPhone XS. Um dos modelos deverá ter o mesmo ecrã OLED de 5,8 polegadas do iPhone X e custar 899 dólares, ou seja, 100 dólares mais barato que a primeira geração. O segundo modelo deverá ser um “Plus” – um ecrã OLED de 6,5 polegadas e um preço a começar nos 999 dólares. O terceiro modelo poderá ter outro nome que não iPhone XS. Deverá ser o iPhone mais barato dos três, estar disponível em múltiplas cores e, apesar de ter o mesmo design dos seus companheiros, apresentar um ecrã LCD de 6,1 polegadas.

O site 9to5Mac mostrou ainda uma imagem dos novos iPhones XS, que parece saída do departamento de marketing da Apple. Um leak inédito na história da empresa da maçã, obtido por Guilherme Rambo, um geek que se tornou conhecido por desvendar alguns dos mais secretos segredos da empresa mais valiosa do mundo.

Espera-se que os três novos iPhones tenham o design introduzido com iPhone X, com uma notch no topo, bem como algumas das funcionalidades desse equipamento, nomeadamente o desbloqueio facial (Face ID) e a navegação através de gestos. Enquanto que o iPhone mais barato deverá estar disponível em várias cores, os outros dois deverão ter uma versão dourada, como, aliás, mostram as imagens divulgadas.

Novos iPads Pro e novidades do Mac?

Além do iPhone, a Apple deverá utilizar o evento de 12 de Setembro para mostrar um novo Apple Watch e dois novos iPad Pro. Estes – um modelo de 11 polegadas (em vez das actuais 10,5) e outro de 12,9 polegadas – deverão ter um ecrã semelhante ao do iPhone X (ou seja, quase sem moldura à sua volta) e Face ID; desaparecerá o Touch ID e o botão Home, espera-se.

Os rumores apontam ainda para novidades sobre o Mac, nomeadamente: uma actualização ao MacBook Air, que deverá ganhar por fim ecrã Retina; um novo Mac Mini com especificações mais modernas; novos iMacs com ecrã True Tone (isto é, um ecrã que se adapta à luz ambiente da sala); e possivelmente uma actualização ao MacBook de 12 polegadas.

Apple Watch 4

Por fim, o Apple Watch, que também foi apanhado nos leaks do 9to5Mac. A 4ª geração do relógio da Apple deverá manter o design rectangular das anteriores, mas o ecrã passará – tal como no iPhone e no iPad – a ocupar toda a parte frontal. Eis a suposta imagem do novo relógio: