MIT cria sistema que substitui o fundo de qualquer imagem

É fácil imaginar esta ferramenta a tirar lugar à Magic Wand Tool ou a dar descanso pontual à Pen Tool do Photoshop.

Se és um habitué em edição de imagem ou um corajoso que de vez em quando arrisca aventurar-se numas fotomontagens (perdoem-nos o termo que faz bater a nostalgia), sabes que uma das partes mais difíceis de todo o processo é o recorte das imagens.

Seja pela espessura de determinadas partes – como cabelos ou outras pilosidades – ou pela fraca definição de alguns dos pixeis da fotografia – que tornam muito difícil ou praticamente impossível determinar a que objecto pertencem –, recortar objectos, pessoas ou outros elementos de uma fotografia pode ser uma verdadeira dor de cabeça.

Nesse sentido, e porque os investigadores não são alheios às dificuldades profissionais em áreas emergentes ( até pelo potencial comercial das suas inovações), esta tem sido uma área de investigação e de aplicação de inteligência artificial (IA). Um desses projectos, agora revelado, mostra um sistema de IA criado no Laboratório de Computação Científica e Inteligência Artificial do MIT capaz de em apenas 4 minutos isolar qualquer objecto de qualquer fundo, independentemente da sua complexidade.

O processo, apelidado de “Semantic Soft Segmentation”, parece mágico mas não é. Por detrás estão complexos algoritmos e redes neurais – complexas modelos de computação – que dissecam a imagem por completo, conseguindo determinar com pormenor o que pertence a cada elemento, como podes ver na demonstração em vídeo que se segue:

O segredo da performance desta criação está precisamente no seu treino para lidar com as “soft transitions”, isto é, com os pixeis onde se cruzam dois elementos de uma fotografia como mencionado anteriormente. Esse foi o maior obstáculo encontrado pela equipa e, portanto, o seu maior desafio, como explica o investigador Yagiz Aksoy em declarações ao The Next Web.

O sistema está longe de chegar ao mercado, mas mostra que as ferramentas digitais como as conhecemos estão a entrar numa nova fase de aceleração e inovação. É fácil imaginar esta ferramenta a tirar lugar à Magic Wand Tool ou a dar descanso pontual à Pen Tool do Photoshop.