A noite em que o Multibanco falhou

Serviço MB Way também foi afectado.

A noite do último domingo foi atípica para o Multibanco. Por todo o país, a rede que permite fazer levantamentos monetários, pagamentos de compras e serviços, transferências bancárias e muito mais, esteve em baixo durante pouco mais de uma hora.

Desde as 22h30 até perto da meia noite, não foi possível usar as máquinas automáticas (ATMs) nas ruas, os terminais Multibanco nas lojas, nem tão pouco o MB Way, que apesar de ser uma plataforma digital está ligada à rede Multibanco. Às 23h47, a conta oficial do Multibanco no Twitter explicava que os “constrangimentos técnicos que motivaram dificuldades na utilização do Multibanco” já estavam resolvidos.

A explicação para o sucedido foi dada por outra via, mas de forma vaga: “foi um questão de âmbito técnico, algo complexa, relacionada com uma avaria de equipamento”, referiu a SIBS, que gere o Multibanco, ao Observador. À Lusa explicou ainda nem todas as ATMs foram afectadas pois o problema residiu em algumas sub-redes dentro da rede Multibanco.

Segundo dados oficiais, existem perto de 12 mil caixas ATM activas em Portugal. No segundo trimestre deste ano, foram feitos 110 milhões de levantamentos e 230 milhões de operações, que correspondem a 7,2 mil milhões euros em levantamentos e 16 mil milhões de euros em operações.