Stories de Instagram que contam histórias clássicas da literatura

Kafka, Carrol e Perkins Gilman podem ser os teus próximos influencers.

Numa altura em que o Instagram está perto do seu potencial máximo de utilização – férias, praia, sol – do outro lado do mundo, quase literalmente, surge uma ideia que dá a volta a todos os nossos preconceitos sobre o tipo de conteúdo que se enquadra nesta plataforma. Já todos vimos aquelas fotografias em close-up numa frase ou conceito de um livro ou aquele zoom em traveling para acompanhar a leitura de um excerto, a Biblioteca Pública de Nova Iorque levou essa experiência para outro nível e criou as instanovels.

Em colaboração com o atelier de Design Mother e com o ilustrador espanhol Magoz, responsável neste projecto pelas ilustrações, a Biblioteca Municipal de Nova Iorque transportou, autenticamente, alguns dos seus livros clássicos para este formato moderno.

O primeiro dos livros a ser ‘editado’ em Instagram stories foi Alice in Wonderland, a obra de Lewis Carroll, trazida numa versão bipartida e numa experiência que apesar da plataforma em questão continua a dar total primazia às letras.

A ideia desta acção é explorar a mecânica das stories e o vício que foram gerando, sugerindo uma nova potencial utilização. Neste caso, o toque à esquerda passa uma página para trás, o toque á direita avança uma para a frente e no canto inferior direito está sempre uma ilustração posicionada propositadamente para que o utilizador coloque o dedo “travando” a progressão. De resto para facilitar a adesão do público, no mesmo perfil de Instagram pode-se encontrar um tutorial que explica com animações este processo.

Os próximos títulos, segundo consta, também já estão escolhidos. Metamorphosis de Frankz Kafka e o conto The Yellow Wallpaper de Charlotte Perkins Gilman deverão ser as próximas edições neste disruptivo formato. Em comum estas 3 escolhas têm o facto de já pertencerem ao domínio público e não estarem sujeitas a qualquer tipo de direitos restritivos.

Kafka, Carrol e Perkins Gilman podem ser os teus próximos influencers.