Agora podes instalar o Windows 95 em qualquer sistema operativo

Tudo aquilo de que precisas de fazer é abrir uma aplicação. Sim, uma app.

Com o passar do tempo e o evoluir da tecnologia, o que ontem parecia muito avançado rapidamente se torna obsoleto; nesta corrente, resiste à passagem do tempo aquilo que por um motivo ou outro se torna icónico e é neste campo que entra o Windows 95.

Pelo papel da Microsoft nos primeiros passos dos computadores familiares ou individuais, o Windows 95 foi um marco importante na vida de muita gente que se estreava no maravilhoso mundo da informática. Assim, ficaram para a história e na memória as aplicações clássicas como o MS Paint, o Minesweeper ou o Solitaire, mas também aquele interface cinzento e “quadradão”.

Agora, se sentires saudades desses tempos, quiseres simplesmente divertir-te a experimentar uns hacks ou tornar-te num artista como Hall, The Pixel Painter, tudo aquilo de que precisas de fazer é abrir uma aplicação. Sim, uma app.

Felix Riesberg, actualmente responsável pela versão do Slack para Windows, foi o programador por trás da transformação do Windows 95 numa app, disponibilizando no seu GitHub uma versão instalável do velhinho sistema operativo do ano 95, baseada na web-app que já havia para o efeito.