Portuense Another Collective distinguida pela revista de design Graphis

O colectivo portuense foi premiado com dois projectos na categoria Branding, um para a "plataforma" Space Transcribers, outro para o Museu da Cidade da Câmara Municipal do Porto.

Cada um de nós tem uma identidade – somos de determinada coisa, seguimos certos valores, gostamos de algumas coisas e não de outros. Também as marcas e os projectos não comerciais procuram as suas identidades. Uma boa identidade pode definir o sucesso ou insucesso de um negócio ou actividade, e a criação de uma identidade é o trabalho de estúdios de design que, por ser turno, esperam ver o seu trabalho utilizado e, quem sabe, reconhecido em prémios internacionais.

Um desses estúdios é a Another Collective, um dos muitos que povoam o Porto e que deves conhecer dos cadernos Mishmash.

A Another Collective porque foi recentemente distinguida pela conceituada revista de design Graphis, fundada em 1944 pelos alemães Walter Herdeg e Dr. Walter Amstutz, e desde 1986 editada em Nova Iorque. O colectivo portuense foi premiado com dois projectos na categoria Branding, um para a “plataforma” Space Transcribers, outro para o Museu da Cidade da Câmara Municipal do Porto.

A Space Transcribers é “uma plataforma internacional crítica e uma rede interdisciplinar de arquitectos, urbanistas e artistas, que questiona as problemáticas do ambiente construído contemporâneo, focando-se na sua representação e no seu imaginário colectivo”, que conta com uma identidade criada pela Another Collective e agora com uma identidade premiada.

A cidade do Porto é, desde 2014, uma cidade com uma marca: “Porto.”, da autorida do White Studio. Mas dentro dessa identidade nascem outras, como é o caso da do Museu da Cidade, essa, sim, criada pela Another Collective.

Podes ver os premiados aqui e aqui.