Jovens portugueses são premiados em Nova Iorque com campanha sobre mulheres migrantes

A campanha Traduz-te Em Força, da qual a Shifter foi parceira de divulgação, consiste em cinco vídeos destinados às nacionalidades com mais expressão em Portugal (Brasil, Cabo Verde, Roménia, Ucrânia e China).

 

O vídeo de Cabo Verde da campanha “Traduz-te em Força” ganhou o prémio Balobeshayi da PLURAL+, Youth Video Festival on Migration Celebration Diversity & Social Inclusion. A cerimónia de entrega dos prémios será no dia 19 de Novembro no Edifício da Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, e os vídeos serão exibidos no dia 21 de Novembro no Paley Center for Media of New York.

O vídeo de Cabo Verde da campanha Traduz-te em Força vai fazer parte do programa da Plural+2018, sendo exibido por todo o mundo, em festivais, ações educacionais, conferências etc.

A campanha Traduz-te Em Força, da qual a Shifter foi parceira de divulgação, consiste em cinco vídeos destinados às nacionalidades com mais expressão em Portugal (Brasil, Cabo Verde, Roménia, Ucrânia e China). Em cada vídeo existem três mulheres de uma das nacionalidades referidas a interpretar um poema de enaltecimento feminino, escrito por uma poetisa originária do país representado no vídeo.

A campanha foi realizada por Andreia Friaças e António Castelo, com tradução de Márcia Canelas, e com a colaboração de 15 mulheres migrantes. Sem qualquer financiamento, a campanha foi criada nos intervalos de trabalho das convidadas, nas suas folgas, muitas vezes nas suas próprias casas e até junto das suas famílias. A campanha Traduz-te Em Força aconteceu porque havia missões em comum: dar mais voz, espaço e visibilidade a mulheres migrantes, criar um espaço de identificação para a comunidade migrante, sublinhar o carácter forte e emancipatório destas mulheres e sensibilizar todos e todas para a inclusão das mulheres na sociedade portuguesa e a valorização do seu papel.

A campanha Traduz-te Em Força foi exibida no Festival Feminista de Lisboa, em Março de 2018, e convidada para o festival internacional de cinema, BEAST, a realizar-se no fim do mês de setembro, no Porto. Irá também ser apresentada na Confraria das Mulheres Livraria Vermelha.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.