Jovens portugueses são premiados em Nova Iorque com campanha sobre mulheres migrantes

A campanha Traduz-te Em Força, da qual a Shifter foi parceira de divulgação, consiste em cinco vídeos destinados às nacionalidades com mais expressão em Portugal (Brasil, Cabo Verde, Roménia, Ucrânia e China).

O vídeo de Cabo Verde da campanha “Traduz-te em Força” ganhou o prémio Balobeshayi da PLURAL+, Youth Video Festival on Migration Celebration Diversity & Social Inclusion. A cerimónia de entrega dos prémios será no dia 19 de Novembro no Edifício da Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, e os vídeos serão exibidos no dia 21 de Novembro no Paley Center for Media of New York.

O vídeo de Cabo Verde da campanha Traduz-te em Força vai fazer parte do programa da Plural+2018, sendo exibido por todo o mundo, em festivais, ações educacionais, conferências etc.

A campanha Traduz-te Em Força, da qual a Shifter foi parceira de divulgação, consiste em cinco vídeos destinados às nacionalidades com mais expressão em Portugal (Brasil, Cabo Verde, Roménia, Ucrânia e China). Em cada vídeo existem três mulheres de uma das nacionalidades referidas a interpretar um poema de enaltecimento feminino, escrito por uma poetisa originária do país representado no vídeo.

A campanha foi realizada por Andreia Friaças e António Castelo, com tradução de Márcia Canelas, e com a colaboração de 15 mulheres migrantes. Sem qualquer financiamento, a campanha foi criada nos intervalos de trabalho das convidadas, nas suas folgas, muitas vezes nas suas próprias casas e até junto das suas famílias. A campanha Traduz-te Em Força aconteceu porque havia missões em comum: dar mais voz, espaço e visibilidade a mulheres migrantes, criar um espaço de identificação para a comunidade migrante, sublinhar o carácter forte e emancipatório destas mulheres e sensibilizar todos e todas para a inclusão das mulheres na sociedade portuguesa e a valorização do seu papel.

A campanha Traduz-te Em Força foi exibida no Festival Feminista de Lisboa, em Março de 2018, e convidada para o festival internacional de cinema, BEAST, a realizar-se no fim do mês de setembro, no Porto. Irá também ser apresentada na Confraria das Mulheres Livraria Vermelha.