Cave Story editam Punk Academics, anunciam digressão de lançamento e apresentam single

Banda passará dia 28 de Setembro pelo Maus Hábitos, no Porto, e dia 29 pela Galeria Zé dos Bois, em Lisboa.

Foto de Filipa Pinto Machado/DR

Cave Story, o trio das Caldas da Rainha que se tornou um quarteto durante a tour de lançamento do seu primeiro LP West (2016), voltam às edições. O 2º longa duração tem o título Punk Academics.

Depois do primeiro single “Special Diners”, tema preciso e enérgico que explora a economia de uma canção, o segundo single – a faixa-título “Punk Academics” – é um momento de perdurável entusiasmo. Oito minutos que se dividem em todas as dinâmicas que fazem parte desse novo disco. O novo single, que se vem juntar a “Special Diners” e à faixa-título, faz a pergunta final que dá o mote para o disco e para a fantasia dos Cave Story. Quais são os limites de viver neste escapismo?

“Offered Forms of Escape” surge a meio do disco como que a questionar se alguma parte da academia punk dos Cave Story se materializou.

Ao longo do disco percorremos as lições do DIY, do punk, do hardcore. Aqui tornadas um objecto. Estudo de caso sobre a influência sem preconceito, da libertação física dos Black Flag, ludicidade dos Minutemen, ou a contemplação que nunca se perde de vista dos Television. Our Band Could be Your Life, Your Band Sucks, Perfect Youth, I Dreamed I Was a Very Clean Tramp, tudo isto manuais que se podem requisitar na biblioteca desta academia.

Punk Academics foi gravado pelos Cave Story numa pequena casa no Oeste. Nasceu da materialização simbólica da Punk Rock Academy de que nos falou Atom & His Package no disco A Society of People Named Elihu. Desta feita, com curadoria dos Cave Story.

A capa de Punk Academics

As primeiras datas de apresentação ao vivo de Punk Academics acontecem dia 28 de Setembro no Maus Hábitos, no Porto, concerto integrado no circuito Super Nova, que percorrerá o país (ver em baixo), e dia 29 de Setembro na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa. A digressão nacional continua em Outubro e Dezembro, com passagem por São Miguel (13/10, Arco 8), Vila Real (20/10, Club Vila Real), Viseu (10/11, Carmo 81), Coimbra (1/12, Salão Brazil) e Leiria (8/12, Stereogun). Em Novembro, a banda estará em tourné europeia.

O disco estará disponível em LP, CD e nas plataformas digitais a partir de 28 Setembro. Edição Lovers & Lollypops.