Uma poderosa campanha que nos desafia a questionar a perspectiva dominante

Quando uma imagem vale mesmo mais que mil palavras.

Questioning Neo-nazism

Apesar de ser um dito banalizado, não é fácil conseguir uma imagem que valha mais que mil palavras. Mas, em Praga, República Checa, a agência de publicidade Young&Rubicam conseguiu-o numa campanha composta por três imagens para a The Reporter Magazine, uma publicação local, já premiada e focada em jornalismo de investigação.

Changing Your Perspective é o título da campanha criada pela Young&Rubicam, lançada em Abril deste ano e que é composta por três imagens. Três imagens que nos convidam a questionar as nossas perspectivas em relação a três tópicos específicos, controversos e actuais: o neo-nazismo, o radicalismo e a guerra. A imagem “Questioning Neo-nazism” mostra um skinhead a distanciar-se dos seus companheiros durante um rally político. Já em “Questioning Radicalism” também experienciamos esse isolamento, desta vez com uma rapariga de cara completamente descoberta – ao contrário das restantes – que surge em sentido contrário, com uma The Reporter Magazine na mão. Por fim, “Questioning War” aplica o mesmo conceito à temática de guerra.

Questioning Radicalism

Esta campanha é poderosa não só pela força das imagens mas sobretudo por representar o poder da comunicação social, neste caso o da The Reporter Magazine, que passa aqui uma mensagem muito vincada: apresenta, em cada uma das suas edições mensais, ferramentas que permitem aos leitores mudarem as suas opiniões e forma de pensar sobre determinados tópicos, da política à economia, sem esquecer todas as outras dinâmicas sociais.

E porque uma imagem vale mais que mil palavras, aprecia as imagens desta campanha. E lembra-te que é preciso atitude para questionar a multidão mas que muitas vezes é o melhor a fazer.

Questioning War