CleanMyMac X: o detergente “tudo em 1” para o teu Mac

A nova versão do CleanMyMac promete limpar o teu Mac de uma ponta à outra: remove o lixo que o sistema deixa, pesquisa por malware, optimiza a memória RAM, tritura ficheiros e ajuda-te a desinstalar aplicações.

Existem diversas ferramentas para limpar o lixo que se vai acumulando no sistema operativo do teu Mac, ajudando a libertar espaço no teu computador e a optimizar a sua performance. Contudo, nenhuma dessas aplicações é tão popular quanto o CleanMyMac, que acaba de lançar uma nova versão.

O CleanMyMac X chega no 10º aniversário da app que conhecida pelos pop-ups em sites manhosos.

Pessoalmente, escolhi o CleanMyMac depois de ler um pouco sobre a aplicação e de a experimentar; pareceu-me bastante completa e eficiente para o seu propósito e a nova versão vem com algumas funcionalidades interessantes, além de uma interface redesenhada.

De acordo com a MacPaw – a empresa que desenvolve e comercializa o CleanMyMac X (custa cerca de 40 euros por 1 ano ou 90 euros para sempre) –, a nova versão é 17 vezes mais rápida a analisar o Mac que a anterior e é capaz de descobrir mais tipos de lixo no sistema. Apesar de não ter conseguido verificar se isso é verdade, o CleanMyMac X tem detectado vários GB de resíduos a cada limpeza. A minha funcionalidade preferida é a “Análise Inteligente”, que não só verifica o lixo existente no computador, como pesquisa eventuais ameaças e limpa a memória RAM – ou seja, faz três tarefas distintas com um único botão.

Fora o “Smart Scan”, é possível realizar essas tarefas individualmente. Por exemplo, podes escolher limpar só o lixo do sistema, limpar o conteúdo irrelevante na tua biblioteca do Photos, eliminar os anexos do Mail ou optimizar os itens incompletos ou desactualizados do iTunes. Também há uma ferramenta para limpar todos os Lixos do computador de uma vez e outra para remover os vestígios de navegação do browser, bem como os dados dos chats do Messages e Skype. A análise de malware é uma novidade deste CleanMyMac X, que procura assim ameaças que possam estar escondidas no teu computador.

No campo da velocidade, o CleanMyMac X é capaz de eliminar erros de aplicações ou reindexar a base de dados do Spotlight para pesquisas melhores e mais rápidas. Este utilitário mantém o “Desinstalador”, que procede à desinstalação completa das apps que já não queres, eliminado todos os ficheiros referentes a esse programa e que não estão à vista. Há ainda um “Actualizador” – uma novidade –, que verifica as versões do software que instalaste além da Mac App Store e recomenda, caso exista, a sua actualização. O CleanMyMac X ainda procura os documentos grandes e aqueles que já não usas, permitindo-te proceder à sua eliminação imediata. Existe também o “Triturador”, que te deixa escolher um ficheiro para o eliminar de forma segura e sem deixar rasto (isto é, não poderás mesmo recuperá-lo depois).

Com esta nova versão, o CleanMyMac afirma-se como um utilitário completo para a limpeza, optimização e manutenção do teu Mac. Inclui um conjunto de ferramentas que são possíveis de operar por quem entende como funciona o macOS, seja navegando pelas pastas escondidas, seja utilizando os utilitários nativos do sistema. Contudo, o CleanMyMac X pode servir quem não quer perder tempo nessas tarefas que podem ser morosas ou quem simplesmente não tem o conhecimento necessário.

O CleanMyMac X vem ainda com um novo utilitário que podes ter sempre disponível na barra de tarefas do Mac e que mostra informação relevante sobre o estado do teu computador – desde o espaço disponível à força do sinal do Wi-Fi – e que te permite limpar a memória RAM a qualquer momento (usava o iCleanMemory para isto, que, apesar de ser uma ferramenta super leve, desinstalei depois de começar a usar o CleanMyMac X).

O CleanMyMac X está disponível com 20% em todas as licenças, que podem ser adquiridas para 1 Mac, 2 Macs ou 5 Macs, e com validade de um ano ou para sempre. Os utilizadores da versão anterior da app podem beneficiar de um desconto de 50%. Para Mac, não existem muitas alternativas gratuitas ao CleanMyMac (ou tão completas como este), mas podes experimentar o BleachBit, um software de código aberto, disponível não só para macOS, mas também Windows e Linux.