Elon Musk fala sobre avião eléctrico e fuma erva no podcast de Joe Rogan

O charro foi acendido por Joe e entregue a Musk. A erva não foi assunto por muito tempo, com a discussão a focar-se em "assuntos sérios".

Screenshot via Joe Rogan Experience/YouTube

O visionário mais popular entre os americanos e no mundo em geral participou no podcast de Joe Rogan, gravado e transmitido em directo no YouTube esta madrugada (no nosso horário). Elon Musk falou de muita coisa, incluindo de um desenho de um avião eléctrico que tinha partilhado apenas com amigos e a sua namoradas. No final, os dois terminaram a beber whisky e a fumar uma ganza.

“Tenho um desenho para um avião”, disse Musk – um desenho que o CEO da Tesla e da SpaceX acredita ser melhor que os aviões actuais; é capaz de descolar e aterrar na vertical (ou seja, é um VTOL), e de voar a velocidades supersónicas (isto é, mais rápido que a velocidade do som) em altas altitudes. Musk refere que o avião eléctrico não é uma prioridade neste momento: “Carros eléctricos são importantes, energia solar é importante, armazenamento estacionário de energia é importante. Essas coisas são muito mais importantes que criar um VTOL eléctrico e supersónico.”

“Pensei nisto [no avião eléctrico] muitas, muitas vezes”, apesar de só ter discutido a ideia – que não é inédita, realce-se – com “amigos e namoradas”. O desafio para um avião eléctrico, supersónico e capaz de descolar e aterrar verticalmente “é que ele terá de fazer a transição para voo horizontal” a certo ponto. Mais: “A parte interessante de um avião eléctrico é que queres que ele vá o mais alto possível mas precisas de uma certa densidade de energia na bateria, porque tens de superar a energia potencial gravitacional. Depois de superar a energia potencial gravitacional e de ter uma altitude elevada, a energia que usas na viagem é muito baixa e, em seguida, é possível recuperar uma grande parte de sua energia potencial gravitacional ao descer. Portanto, não precisas de nenhum tipo de combustível de reserva.”

Elon Musk e Joe Rogan começam a falar sobre o avião eléctrico ao minuto 1:15:08 do vídeo em cima e fumam erva os dois no minuto 2:10:00, na parte final do podcast. O charro foi acendido por Joe e entregue a Musk, que dá uma passa. “Acho que experimentei uma vez”, confessou. A erva não foi assunto por muito tempo, com a discussão a voltar para assuntos sérios.