FNAC Live: festival gratuito celebra a música portuguesa no Capitólio

Da Chick, Paus, a dupla Benjamim e Barnaby Keen, ainda Filipe Sambado e os Acompanhantes de Luxo são os cabeças-de-cartaz.

A FNAC volta a apostar em Portugal no festival FNAC Live, mais pequeno que o seu primo francês mas na mesma de entrada gratuita. A edição de 2018 realiza-se no Capitólio, em Lisboa, nos dias 21 e 22 de Setembro. Da Chick, Paus, a dupla Benjamim e Barnaby Keen, ainda Filipe Sambado e os Acompanhantes de Luxo são os principais destaques.

Da Chick, a irreverente musa do funk & soul nacional, que fez parte da colectânea Novos Talentos FNAC em 2012, promete pôr o Capitólio a dançar com os seus ritmos quentes. Paus, a banda de Hélio Morais, Makoto Yagyu, Fábio Jevelim e Quim Albergaria, seleccionada para o disco em 2010, dá a conhecer o seu mais recente disco, Madeira. Já Benjamim e Barnaby Keen dão corpo a um projecto com influências sonoras do samba, da bossa nova e da pop dos anos 1980, e também irão estar neste FNAC Live numa rara aparição, juntos, em palcos nacionais.

Filipe Sambado e os Acompanhantes de Luxo apresentam-se no festival com um concerto único, com novas sonoridades e faz-se acompanhar por Violeta Azevedo (flauta e voz), Primeira Dama (voz e efeitos) e pela sua namorada, a actriz Cecília Henriques (voz). Filipe Sambado foi Novo Talento FNAC em 2016. Os fãs de Feromona, banda liderada por Diego Armés e que deixou os palcos em 2013, têm a oportunidade de voltar a ouvir os temas do mítico quarteto que está de regresso para uma celebração especial dos 10 anos do primeiro disco Uma Vida a Direito.

Nestes dois dias será ainda possível ouvir alguns dos artistas que fazem parte do disco Novos Talentos FNAC deste ano, como é o caso de Sardinhas com Bigodes, vencedores do concurso com o mesmo nome e que vão dar a conhecer o seu álbum Anzol ao Mar. O FNAC Live contará ainda com as participações de talentos: reconhecidos pelo indie rock marcadamente português, os Madrepaz; e ENES, a banda que tanto bebe influência da ambient music como nos frenéticos ritmos da América do Sul. O fim da noite fica ao cargo dos DJs portugueses Glue e Carlos Manaça.

O arranque da 6ª edição do festival vai ser marcado pela antestreia do documentário Hip To Da Hop, com assinatura de Fábio Silva e António Freitas. Esta projecção será limitada aos lugares disponíveis. Podes saber mais sobre o FNAC Live aqui.