Quando o Gmail acha que “Sent from my iPhone” é uma boa resposta

A funcionalidade Smart Reply do Gmail sugere respostas rápidas a e-mails usando inteligência artificial. Mas a versão protótipo era um bocadinho burra, conta um executivo da Google.

A inteligência artificial precisa de “carinho”. Os algoritmos não aprendem sozinhos, e têm de ser treinados ou aperfeiçoados para se tornarem mais eficientes e capazes de proporcionar respostas mais adequadas, isto é, mais em linha com aquilo que são linguagem e as necessidades humanas.

Lançado na app móvel do Gmail em 2017 e introduzido na versão desktop do serviço aquando do redesign deste ano, o Smart Reply é uma funcionalidade que sugere três respostas possíveis a um determinado e-mail através de inteligência artificial e da análise algorítimica do conteúdo da mensagem. Os utilizadores têm apenas de escolher uma dessas respostas, clicando num botão, para rapidamente enviar uma resposta, economizando, assim, tempo.

O Smart Reply em acção no novo Gmail (imagem via Google)

De acordo com o Wall Street Journal (WSJ), que publicou recentemente um artigo sobre esta funcionalidade, cerca de 10% das respostas enviadas através do Gmail já são através do Smart Reply – isto nunca numa altura em que ainda nem todos os 1,4 mil milhões de utilizadores do serviço de e-mail da Google têm esta opção activada por pré-definição nas suas contas. Na mesma reportagem, o WSJ ouviu alguns dos utilizadores que já usarem o Smart Reply. Alguns dizem que as sugestões do Gmail não são adequadas; já outros consideram que a funcionalidade é útil para rapidamente dizer à outra pessoa que a mensagem foi vista ou dar um simples OK.

Alguns exemplos de Smart Replies reais (imagem via WSJ)

A Google promete continuar a aperfeiçoar o Smart Reply. Ajit Varma, um executivo da Google, explica que, ainda na fase de protótipo, o algoritmo do Smart Reply tinha identificado a expressão “Sent from my iPhone” como uma resposta popular a e-mails, sugerindo-a. Contudo, a equipa do Gmail acabou por resolver esse problema antes de lançar o produto. O “Sent from my iPhone” é uma assinatura que por definição é enviada através da app Mail do iPhone e que pode ter múltiplos significados sociais, além da mensagem comercial que, claro, representa para a Apple – tanto pode ser considerada uma forma de exibição, como um sinal de que a pessoa está a esforçar-se para responder rápido aos e-mails pois fê-lo a partir do telemóvel.

Alguns utilizadores ouvidos também pelo WSJ também consideraram o Smart Reply assustador por funcionar à base da leitura e interpretação de e-mails pessoais. Contudo, não é a única funcionalidade baseada em inteligência artificial a caminho do Gmail. A Google anunciou em Maio e começou a introduzir o Smart Compose, que usa algoritmos para prever o que os utilizadores vão escrever e, dessa forma, redigir os e-mails por eles.