Qual a obra de arte mais parecida contigo? App da Google diz-te

Só tens de sacar a aplicação Google Arts & Culture.

Imagem via Google

Com a Google Arts & Culture (iOS e Android), podes descobrir obras de arte em alta resolução ou fazer visitas virtuais a museus e exposições – e agora também podes descobrir semelhanças entre uma selfie tua e o retrato do Imperador Gojong ou com uma das obras de Frida Kahlo, entre dezenas de milhares de obras de arte das colecções dos nossos museus parceiros de todo o mundo.

A ferramenta chama-se Art Selfie e já tinha sido lançada nos Estados Unidos no início deste ano, chegando agora a todos os utilizadores da aplicação. Com o Art Selfie, tens apenas de tirar uma fotografia da tua cara e esperar que essa selfie seja comparada com os rostos do vasto catálogo de obras de arte disponíveis na aplicação, através de parcerias com museus do mundo inteiro.

A ferramenta usa tecnologia de visão computacional baseada em aprendizagem automática para fazer o match. Em pouco tempo, a ferramenta irá devolver-te os resultados, isto é, as obras de arte que mais se parecem contigo juntamente com uma percentagem estimada das semelhanças existentes entre o teu rosto e cada uma das combinações sugeridas.

Segundo a Google, o Art Selfie é um convite a descobrires a arte disponível na aplicação, até porque, com a tua selfie e o respectivo match, podes descobrir uma obra ou um artista que não conhecias. “Juntamente com os nossos museus parceiros estamos constantemente a experimentar novas formas para as pessoas descobrirem e interagirem com a arte”, explica a tecnológica em comunicado, acrescentando que, desde Janeiro, “duplicámos o número de obras de arte disponíveis” e foram feitas mais de 78 milhões de Arte Selfies na aplicação.