Escreve textos rapidamente e partilha-os com o HackMD

Com o HackMD, podes criar todo o tipo de documentos usando a linguagem Markdown. Uma ferramenta simples e fácil de usar.

Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Chama-se HackMD e haveria tantas formas de apresentar esta ferramenta, mas decidimos escolher uma: é como que o Google Docs mas super simples, excelente para escrever um texto e partilhá-lo. É gratuito e utiliza a popular linguagem de escrita Markdown.

Para começar um documento no HackMD, basta ir ao site hackmd.io, clicar na opção de “guest mode” e, uma vez escrito o texto, clicar em publicar. Ser-te-á dado um link que poderás depois partilhar com um colega ou numa rede social. Quando usas o “guest mode”, os textos ficam disponíveis através do respectivo link e qualquer internauta pode editá-lo.

Já se criares uma conta (gratuita), podes criar documentos que só tu consegues editar. Existem, aliás, seis opções diferentes de privacidade – desde a possibilidade de qualquer um poder editar o teu texto a só tu poderes visualizar o documento. Também podes escolher receber notificações se alguém fizer uma edição. O HackMD permite-te fazer todo o tipo de formatações usando o Markdown, adicionar imagens e vídeos do YouTube, escrever equações matemáticas, desenhar diagramas, etc. Podes ver todas as funcionalidades disponíveis aqui.

O projecto arrancou em 2015, depois de a Dropbox ter comprado o Hackpad – um serviço semelhante – e de o transformado no Dropbox Paper. Em Março deste ano, mais de 400 mil notas já tinham sido escritas através do HackMD, cujo código está disponível no GitHub.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.