Aquecimento global chega ao Minecraft em novo mod

O mod, chamado GlobalWarming, altera o estado da atmosfera com base em algumas acções, como derreter minérios ou cozinhar no forno.

Screenshot de @kingzogan via Minecraft Forum

O estudante/programador Nick Porillo desenvolveu uma modificação ao Minecraft, que adiciona uma problemática real ao mundo virtual deste jogo da Microsoft: alterações climáticas. O mod, chamado GlobalWarming, altera o estado da atmosfera com base em algumas acções, como derreter minérios ou cozinhar no forno.

Com o GlobalWarming, à medida que as emissões de dióxido de carbono aumentam, também as temperaturas no ambiente do Minecraft vão aumentar, levando à maior ocorrência de tempestades violentas, incêndios florestais e queda nos níveis de neve, entre outros efeitos negativos. Os jogadores podem combater as alterações climáticas plantando árvores, que, tal como no mundo real, absorvem o dióxido de carbono.

Contudo, para combater o aquecimento global numa escala maior, é possível comprar “compensações de carbono”, o que cria no Minecraft zonas vastas onde outros jogadores podem plantar árvores – dessa forma, todos podem cooperar no combate às alterações climáticas. Se a maioria dos jogadores não se juntar e jogar numa perspectiva ambiental, o nível de carbono vai continuar a subir no planeta: cada factor que leve a alterações climáticas está associado a um valor numérico, que aumenta o carbono no ambiente, e cada árvore a outro valor, que reduz a presença deste elemento químico.

À Motherboard, Nick Porillo explicou que a ideia para este mod surgiu depois de ter participado num curso sobre alterações climáticas, que lhe despertou para esta temática. “Na semana passada estava a brincar com a nova actualização 1.13 do Minecraft depois depois de um hiato de vários anos de Minecraft. E fiquei chocado com a quantidade de coisas que mudaram, as actualizações aos biomas aquáticos permitiram esta ideia acontecer”, explicou. No mod de Nick, a subida do nível do mar é outro efeito das alterações climáticas. Para o programador, existe um potencial educativo no Minecraft, afirmação com a qual a Microsoft concordará certamente.

Nick prevê adicionar ainda funcionalidades ao seu mod GlobalWarming, como um quadro para ver quais são os jogadores mais ecológicos ou a possibilidade de cada jogador saber qual a sua pegada ecológica. O estudante quer também adicionar o metano como gás causador de alterações climáticas. O GlobalWarming funciona com a Server Java Edition do Minecraft e pode ser descarregado através do GitHub.