Mr. Robot não vai passar da 4ª temporada

Última temporada de Mr. Robot estreará algures em 2019.

Temporada 3 de Mr. Robot (foto de Michael Parmelee/USA Network)

É costume vermos as séries de sucesso serem renovadas sem fim à vista. É que actualmente, mais que o enredo, importam os números das visualizações e o retorno financeiro. É por isso que produções como Big Bang Theory ou Grey’s Anatomy ganham nova temporada após temporada, correndo o risco de a narrativa se tornar pouco rica, repetitiva e cansativa, até para os actores. O Netflix tem a mesma abordagem: se uma série corre bem, é renovada – Narcos, House Of Cards

Mr. Robot é diferente. Sam Esmail, criador desta série – o maior sucesso da distribuidora USA Network –, sempre disse que imaginou uma narrativa curta em torno do engenheiro informático/hacker Elliot Alderson. Tanto que inicialmente Mr. Robot era para ser um filme. O argumento acabou por ficar mais extenso do que o esperado, mas circunscrito a quatro ou cinco temporadas. “Sempre disse que seriam quatro ou cinco temporadas, e disse isso porque acho que está algures entre isso”, referiu Sam ao The Hollywood Reporter em Dezembro de 2017. “As próximas duas temporadas podem ser duas temporadas curtas, ou podem ser tecnicamente duas temporadas de 10 episódios cada, ainda estamos a decidir. É algo que eu e a equipa de argumentistas levamos muito a sério. Nunca nos quisemos sentir em águas paradas. Esperamos que dê para mais duas temporadas, mas ainda estamos a descobrir esse número.”

A série Mr. Robot já tinha sido renovada para uma 4ª temporada no final do ano passado, sem qualquer promessa quanto a uma temporada seguinte. Na altura, tinham sido anunciados 8 novos episódios, mas sabe-se agora que serão 12 e que a 4ª temporada será a última. “Desde o dia um que aponto para uma conclusão – e ao preparar a próxima temporada, decidi que essa conclusão está finalmente a aí”, referiu o criador de Mr. Robot ao The Hollywood Reporter. “Todos na equipa de criação, incluindo as pessoas incríveis da USA [Network] e da UCP [Universal Cable Productions, a empresa que produz a série], não queriam despedir-se, mas no final de contas temos demasiado respeito pela jornada de Elliot para estendermos o seu final inevitável.”

Sam Esmail acrescentou também que: “Quando criei inicialmente o mundo de Mr. Robot, pensei nele como uma série televisiva de nicho, de culto, seguida por poucos. Ao longo dos três anos, tornou-me muito mais que isso, e tenho estado sempre maravilhado pelo reconhecimento da série e pela equipa e elenco incríveis que trabalham incansavelmente para ajudar a dar vida à minha visão.”

A 4ª temporada de Mr. Robot será, assim, a última e estreará em 2019.