A nova consola da PlayStation é um regresso aos clássicos

A Sony a seguir as pisadas da Nintendo.

PlayStation Classic (imagem via Sony)

Antecipando-se à grande época de consumo que é o Natal, a Sony acaba de anunciar uma consola de videojogos para satisfazer o desejo nostálgico de muitos. A PlayStation Classic é uma versão mini da consola original da marca japonesa. Custará 99 euros e trará 20 títulos… clássicos, pré-instalados.

Entre os jogos que estarão disponíveis para a PlayStation Classic estão o Final Fantasy VII, o Jumping Flash, o Ridge Racer Type 4, o Tekken 3 e o Wild Arms. A nova consola, que chegará às lojas no dia 3 de Dezembro, terá cerca de metade do tamanho da primeira PlayStation e, tal como esta, trará dois comandos, permitindo jogar entre duas pessoas localmente.

Na caixa, com a PlayStation Classic e os dois comandos, virá um cabo HDMI para ligar a consola à televisão e um cabo USB para carregamento (precisas de um adaptador para a tomada, que não vem incluído no pacote). Numa altura em que a PlayStation “tradicional” já é 4K, a PlayStation Classic será capaz de oferecer vídeo apenas com resolução SD 480p e HD 720p. A consola tem aproximadamente 149 x 33 x 105 mm,, e um peso de 170 gramas.

O que vem na caixa da PlayStation Classic (imagem via Sony)
A PlayStation Classic em comparação com a PlayStation original (imagem via Sony)

O lançamento deste novo produto no dia 3 de Dezembro é justificado com o facto de nesse mesmo dia mas em 1994 ter sido anunciada a primeira PlayStation de sempre. A Sony quererá provar do mesmo sucesso da Nintendo que, entre 2016 e 2017, apresentou duas consolas clássicas e em formato pequeno. Uma delas foi a Nintendo Entertainment System (ou NES), que a fabricante – também japonesa –, foi buscar a 1985 e que se tornou extremamente popular no mercado.