UEFA prepara torneio de eSports para 2020

Sem qualquer tipo de experiência em eSports, a UEFA procura ajuda de quem já organiza torneios nesta área.

torneio de eSports Uefa
FIFA, o jogo da EA Sports, poderá ser o protagonista neste torneio (imagem via EA Sports)

A UEFA quer organizar um torneio oficial de eSports para acontecer em 2020, ao mesmo tempo que o Euro 2020, a próxima edição do campeonato europeu de futebol. Sem qualquer tipo de experiência em eSports, a UEFA procura ajuda de quem já organiza torneios nesta área.

Organizadores de torneios de eSports podem, assim, candidatar-se até dia 21 de Setembro, através dos contactos disponíveis nesta página. Os prazos serão depois alargados (até meados de Outubro) para apresentação das propostas. No final, a UEFA irá escolher uma entidade para definir e executar todos os aspectos do torneio de eSports: formato, regras, qualificadores, evento físico, operações no local, transmissão em directo e recolhe e análise de dados. O organizador seleccionado terá apenas de sujeitar estes e outros aspectos à aprovação da UEFA.

Por agora, a UEFA prevê apenas que o torneio de eSports decorra ao mesmo tempo que o Euro 2020 e que tenha vários eventos de qualificação online, seguidos de um evento físico.

A entidade cuja sigla significa União das Federações Europeias de Futebol não adiantou mais detalhes sobre o torneio de eSports (até porque tem poucos), mas suspeita-se que o jogo protagonista venha a ser o FIFA, uma vez que a EA Sports, produtora e distribuidora do título, chegou este ano a acordo com a UEFA para incluir a Champions League.