Twitter vai permitir trocar para um feed cronológico facilmente

Rede social vai testar uma "uma forma facilmente acessível" de mudar de um feed algorítmico para um feed cronológico, em que os tweets mais recentes apareçam primeiro.

Foto de Benjamin Dada via Unsplash

Foi em 2016 que o Twitter abriu a porta aos algoritmos e os deixou definir a ordem com que os tweets aparecem no feed (aqui chamado Timeline). O Twitter passou assim a ser mais como as outras redes sociais – do Facebook ao Instagram –, que nos mostram as publicações das contas que seguimos com base no interesse que os respectivos algoritmos acham que podemos ter nelas.

Agora, dois anos depois de o feed algorítmico ter chegado ao Twitter, a plataforma vai criar uma maneira rápida para os utilizadores trocarem para um feed cronológico. Em boa verdade, já podiam fazê-lo, desligando a opção “Show the best Tweets first” nas definições da sua conta. A novidade é que o Twitter vai introduzir “uma forma facilmente acessível” para mudar entre um tipo de Timeline e o outro. “Vão ver-nos testar isto nas próximas semanas”, explicou a rede social numa thread.

Twitter actualiza a opção “Show the best Tweets first”

Entretanto, a empresa de Jack Dorsey decidiu actualizar a opção “Show the best Tweets first”. Agora, se a desligarmos, iremos ver apenas tweets em ordem cronológica sem qualquer destaque a tweets que possamos ter perdido ou recomendações de tweets de pessoas que não seguimos. “O nosso plano é eventualmente substituir esta definição quando a opção mais acessível, descrita anteriormente, estiver disponível”, esclareceu na mesma thread.

Nick Statt, repórter do site de tecnologia The Verge, nota que “uma quantidade significativa do valor que obtemos do Twitter hoje é, de facto, devido à Timeline algorítmica da empresa. Mais tweets tornam-se virais mais rapidamente que antes muito porque o software automatizado do Twitter é capaz de ajudar esses tweets a propagarem-se através da rede mais rápido e mais longe, e porque a Timeline algorítmica mantém os tweets antigos mais relevantes, mostrando-os em diferentes contextos para diferentes utilizadores”.

Programadora descobre truque

Recentemente, uma programadora e utilizadora do Twitter – @EmmaKinema – partilhou ter conseguido trazer de volta a Timeline cronológica original através da funcionalidade da rede social que permite silenciar palavras. Emma silenciou os termos “suggest_recycled_tweet_inline” e “suggest_activity_tweet” e diz ter conseguido – activando também a opção “Show the best Tweets first” – um feed cronológico sem destaques a tweets de que possamos gostar.