Pela 1ª vez em Portugal, telemóveis ultrapassam computadores no acesso à net

Por outro lado, a utilização da internet em Portugal voltou a aumentar, tendo alcançado o seu ponto mais alto este ano (70,9%).

Foto via Pexels

Os portugueses estão a usar mais os telemóveis que os computadores para aceder à internet. A conclusão é de um estudo da Marktest, divulgado esta terça-feira.

A utilização da internet por dispositivo é um dos indicadores apresentados no estudo da Marktest, que representa uma nova edição do Bareme Internet. Pela primeira vez, a utilização do telemóvel para navegar (57,9%) ultrapassou a utilização do computador para esse fim (55,2%).

Maior disponibilidade de pacotes com internet móvel, a democratização do smartphone, a popularização de serviços mobile-only (apps de chat, Instagram, bike/carsharing, etc) e a portabilidade associada a este tipo de equipamentos poderão ajudar a justificar o aumento do uso do telemóvel para entrar no mundo online.

Os dados do Bareme Internet mostram ainda que 19,1% dos portugueses acedem à internet num tablet, 9,3% numa TV e 5,8% num consola de jogos. “Estes valores evidenciam um maior crescimento em termos absolutos no telemóvel, seguido da TV e da consola, em detrimento do PC e tablet, tendência que se vem configurando nos anos anteriores”, escreve a Marktest, acrescentando que no geral a utilização da internet em Portugal voltou a aumentar, tendo alcançado o seu ponto mais alto este ano (70,9%).

O estudo realizado, que analisa a utilização e o comportamento dos portugueses na internet, teve como base amostral 6 012 indivíduos, sendo analisado o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.