Vêm aí as #SpaceTalks: conversas sobre o Espaço que qualquer um pode organizar

Iniciativa da Agência Espacial Europeia (ESA) que quer colocar todos a orbitar à volta das questões do Espaço.

Foto de NASA via Unsplash

No mês de Novembro chegam as European Space Talks, uma iniciativa da Agência Espacial Europeia (ESA), que vai convidar empresas, instituições, escolas e todos os cidadãos a organizar sessões em diversos formatos para discutir um assunto comum: o Espaço.

Qualquer indivíduo pode ser um Embaixador do Espaço e organizar uma #SpaceTalk. Basta definir um programa e registá-lo no site disponibilizado para o efeito. Sendo esta uma iniciativa da Agência Espacial Europeia (ESA), em Portugal a coordenação dos eventos está a cargo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que disponibilizará depois um calendário das actividades agendadas no seu site.

As abordagens podem ser várias: o Espaço, o que podemos ver, o que não vemos mas sabemos que está lá, em que medida as suas tecnologias mudam as nossas vidas e de que forma é uma paixão para tantos. O objectivo é criar espaços de partilha de experiências e de aprendizagem, na sala de uma casa ou no auditório de uma empresa. As estrelas das Space Talks podem ser investigadores, cientistas, astrónomos e até astronautas, mas também os apaixonados pelo Espaço que com ele têm uma relação amadora. Todos podem fazer parte desta iniciativa.

O site das European Space Talks

A ESA mantém uma lista dos eventos já planeados no seu website. Os participantes registados podem ainda participar no concurso #SpaceSelfie e ter a hipótese de ganhar uma viagem ao porto espacial europeu em Kourou, na Guiana Francesa.

Em Portugal, estão até ao momento previstos os quatro eventos: