Jameson Urban Routes: 6 novos discos em estreia no Musicbox

Ao longo destes cinco dias, são seis os novos discos que se vão ouvir pela primeira vez no clube nocturno do Cais do Sodré.

O Jameson Urban Routes regressa ao Musicbox de 23 a 27 de Outubro com um total de oito sessões. Ao longo destes cinco dias, são seis os novos discos que se vão ouvir pela primeira vez no clube nocturno do Cais do Sodré.

No dia 23 de Outubro, Damien Jurado regressa ao Musicbox para apresentar The Horizon Just Laughed (2018). Produzido pelo próprio Damien Jurado, The Horizon Just Laughed mantém o registo confessional que sempre conhecemos do cantor folk de Seattle, reunindo as mais incisivas mas também as mais complexas canções de Damien Jurado até à data.

Na mesma sessão, junta-se ao cantautor norte-americano Sean Riley, projecto a solo de Afonso Rodrigues, cantor e guitarrista de Sean Riley & The Slowriders. O cantor e compositor lançou o seu primeiro álbum a solo em 2018, California, um álbum totalmente acústico gravado em quartos de motel durante uma viagem aos Estados Unidos da América e produzido pelo Paulo Furtado (The Legendary Tigerman).

O one-man band Author & Punisher prepara-se para lançar Beastland no dia 5 de Outubro e a apresentação do disco em Lisboa é no dia 24 de Outubro, na segunda sessão do Jameson Urban Routes. Para este novo trabalho, Author & Punisher construiu novas máquinas drone para compor música com maior dinamismo e mais agressividade. É com esta abordagem que Tristan Shore explora de forma instropectiva a raça humana.

No dia 25 de Outubro, Keep Razors Sharp fazem a apresentação do seu segundo álbum no Jameson Urban Routes. O álbum, que tem data de lançamento marcada para o dia 19 de Outubro, é ouvido ao vivo em primeira mão na segunda sessão do festival. Como o single “Always and Forever” antecipa, neste novo trabalho Keep Razors Sharp mantêm a característica sonoridade psicadélica e as guitarras sonantes a que o álbum de estreia Keep Razors Sharp (2014) nos habituou.

No último dia do festival, a 27 de Outubro, há dois discos novos em escuta: Beyondless (2018) de Iceage, e Matrix (2018) de Brodinski. Os dinamarques Iceage apresentam, na sua estreia em Lisboa, o seu quarto disco de estúdio, editado em Maio de 2018 pela Matador Records. Beyondless apresenta Iceage na sua melhor forma: o trabalho de produção é mais minucioso e amadurecido e explora novas sonoridades para além do punk e pós-punk.

Actualmente a viver entre Paris e Atlanta, Brodinski acumula um conjunto de projectos com rappers do outro lado do Atlântico. Da união feliz entre as suas produções techno e o rap americano resultou, em 2018, o EP Matrix, fruto da colaboração entre o produtor francês e o MC de Atlanta, Hoodrich Pablo Juan. Na última sessão do festival, no dia 27 de Outubro, ouviremos estas e outras faixas no seu DJ set.

Ainda nesta 12ª edição do Jameson Urban Routes celebramos com B Fachada os dez anos de Viola Braguesa (2008), primeiramente editado em formato CD-R. No dia 26 de Outubro, o cantautor português revisita este disco com novos arranjos e celebra dez anos de uma obra que marca de forma determinante a música contemporânea actual.

A programação completa e informações sobre os bilhetes podem ser consultadas em jamesonurbanroutes.com.