Marcus Engman sai do IKEA para mostrar que o design pode matar o marketing

"Quero mostrar que há uma alternativa ao marketing"

Marcus Engman (foto via IKEA)

Marcus Engman foi nos últimos seis anos um dos nomes fortes da marca IKEA no departamento de design. Na hora da sua saída, a revista norte-americana Fast Company foi ouvi-lo e o sueco partilhou mais uma das tiradas disruptivas que vão caracterizando a marca sueca. Apesar de só estar numa posição de destaque na gigante sueca desde 2017, Engman vive a marca como poucos por ter nascido na cidade onde esta foi inventada e ter passado as suas férias de escola em trabalhos sazonais nos seus armazéns.

Durante os vários que passou na marca destacou-se na criação de colecções específicas, como uma 100% africana, desenhada em parceria com a Design Indaba, uma associação de design africana. Agora que se prepara para abraçar um projecto pessoal, a Skewed Productions, mostra a sua devoção pela disciplina que pratica há anos e deixa-o indelével na ideia de que o design tornará o marketing obsoleto.

Esse é no fundo o motto para este capítulo da sua vida e para esta aventura profissional. Na Skewed, Marcus procura trabalhar com empresas e marcas mostrando-lhes como podem suceder através do design, alocando os milhares do marketing num segmento que geralmente é pensado com foco no consumidor e não nas vendas.

“Quero mostrar que há uma alternativa ao marketing, que é o design”, comenta. “Se trabalhares com design e comunicação da forma certa, esse é o melhor marketing que podes ter, sem ter de gastar dinheiro em media.”

Como? Marcus diz na mesma entrevista que é um defensor da transparência e que apostando nesta ideia será possível atrair consumidores que se interessam cada vez mais pela forma como as coisas são feitas – basta pensarmos na emergência de temas como a sustentabilidade e o fair trade.

A ideia de Engman é mais do que criar uma simples agência de marketing de design, criar uma rede de contactos de pessoas orientadas para o design que possam responder a vários desafios comerciais sob a sua coordenação, à medida que for contratado para projectos, pretendendo assim oferecer uma solução transversal, personalizada e pensada, tal como o design deve ser.