Microsoft avisa: não actualizes para a última versão do Windows 10

O 'Windows 10 October 2018 Update' estaria a causar a eliminação de documentos e fotografias de alguns utilizadores.

Quando sai uma nova actualização de um sistema operativo, é comum alguém fazer a pergunta: “é seguro actualizar?”. A resposta mais imediata costuma ser sim, é seguro pois a actualização não irá apagar quais ficheiros pessoais que tenhas no computador ou provocar outro erro grave no desempenho do teu equipamento. Contudo, bugs podem surgir e o caso que de seguida te relatamos pode servir-te de alerta da próxima vez que pensares em actualizar.

Lançado em Julho de 2015, o Windows 10 não teve qualquer sucessor até hoje. Em vez disso, a Microsoft tem apostado na actualização regular (e gratuita) do sistema operativo, tendo na semana passada disponibilizado uma nova actualização que rapidamente foi obrigada a cancelar. É que o chamado ‘Windows 10 October 2018 Update’ (versão 1809) estaria a causar a eliminação de documentos e fotografias de alguns utilizadores.

Face ao problema detectado, a Microsoft decidiu parar a distribuição da última actualização ao Windows 10, recomendado aos utilizadores que já tinham descarregado a actualização sistema operativo para não o instalarem. “Pausámos a distribuição do Windows Windows 10 October 2018 Update (version 1809) para todos os utilizadores enquanto investigamos relatos isolados de utilizadores que perderam alguns ficheiros depois de actualizarem”, lê-se na página de suporte da Microsoft. Não se sabe quantos utilizadores terão sido afectados por este bug, mas, mesmo sendo uma percentagem pequena, é estranho o problema não ter sido detectado durante o teste da nova versão do Windows 10, conforme repara o The Verge.

É que através do Insider Program todas as novas versões do sistema operativo Windows podem ser testada pelos utilizadores inscritos. Em Março de 2017, a Microsoft anunciou ter 10 milhões de pessoas neste Insider Program, um número que contrasta com os 700 milhões que usam o Windows 10, segundo dados oficiais divulgados em Maio. O ‘Windows 10 October 2018 Update’ não foi a única actualização com problemas. No início deste ano, a Microsoft teve de atrasar o ‘Windows 10 April 2018 Update’ por estar a causar o famoso “Ecrã Azul da Morte”, uma falha foi detectada antes de a actualização ser lançada para os consumidores.

O site Ars Technica reporta que o ‘Windows 10 October 2018 Update’ não foi o único update com problemas de eliminação de ficheiros, com alguns relatos nos fóruns de feedback da Microsoft.