Repórter da VICE envia pessoas diferentes para aparecer na TV e rádio em seu lugar

O único ponto de similaridade com que Oobah se preocupou para a preparação dos vários duplos foi a sua distinta cor de cabelo, quase branca.

Foto de Chris Bethell via VICE
Foto de Chris Bethell via VICE

Oobah Butler tornou-se numa espécie de estrela da internet quando numa espécie de performance digital elevou um restaurante inexistente até ao primeiro lugar das recomendações do TripAdvisor. O feito valeu-lhe atenção de todas a partes do mundo e, mais tarde, já a colaborar com a VICE, o jovem britânico decidiu voltar a assumir a postura subversiva.

Face às centenas de pedidos de diversas estações de televisão e de rádio que acabavam por resultar sempre nas mesmas perguntas, Oobah resolveu criar uma equipa de fakes que apareciam por si. Assim, sem aviso prévio, Oobah Butler começou a enviar versões alternativas de si mesmo para todo o lado para que era convidado — sem revelar uma especial preocupação com as parecenças.

Hot-Oobah, Charming-Oobah ou o irmão de Oobah foram alguns dos protagonistas de aparições desde a rádio BBC 2 até a um dos principais programas matinais na Austrália, onde o verdadeiro já tinha marcado presença no ano passado.

Oobah levou tão a sério a brincadeira que até enviou um dos duplos para receber o galardão de criador de conteúdo do ano da revista The Drum, que mais tarde fez o upload do seu vídeo de agradecimento sem se aperceber que não se tratava do verdadeiro vencedor – algo que não passou despercebido a quem viu o vídeo no YouTube.

O único ponto de similaridade com que Oobah se preocupou para a preparação dos vários duplos foi a sua distinta cor de cabelo, quase branca. O agora repórter da VICE é irónico quando revela que “sim, podes entrar na sede da rádio BBC2 se tiveres uma cor de cabelo parecida com a minha”.

À semelhança do seu primeiro projecto que o tornara conhecido, Oobah volta a surpreender com a sua capacidade subversiva de comunicar uma mensagem. Neste caso, o britânico pretendia estabelecer uma analogia entre as várias personagens que cada um representa online e a dificuldade de as identificarmos na vida real… e conseguiu visto que poucos descobriram que estavam a ser enganados.

Podes ver em baixo um vídeo sobre esta acção e ler aqui a reportagem na VICE.