Quadro de Banksy auto-destrói-se misteriosamente após leilão

Num evento promovido pela famosa leiloeira Sotheby's com algumas obras de relevo a leilão nada fazia prever que fosse Banksy, novamente, a estrela da noite.

Via @Banksy Instagram

Era um dos leilões de arte contemporânea mais aguardados da semana na cosmopolita cidade de Londres. Num evento promovido pela famosa leiloeira Sotheby’s com algumas obras de relevo a leilão nada fazia prever que fosse Banksy, novamente, a estrela da noite. Um auto-retrato de Jenny SAville já tinha sido arrematado por cerca de 9 milhões de libras, batendo o record de preço para uma pintora mulher e ainda viva mas nem isso chegou ao nível do que fez um dos mais misteriosos artistas dos nossos tempos.

Banksy também tinha uma peça em leilão, a famosa Rapariga com o balão, pintada a spray sobre uma tela e emoldurada numa robusta moldura aparentemente de madeira e foi no final da sua licitação que o inesperado aconteceu.

De acordo com os testemunhos no local transcritos pela Justapox Magazine, assim que o martelo do leilão fechava a compra em cerca de 1 Milhão de Libras a pintura começou a descair pela parte inferior da moldura aparecendo totalmente destruída. Segundo avnaça a mesma revista o momento fez disparar os alarmes e com que a peça fosse imediatamente recolhida, sendo que até agora não há uma explicação oficial para o sucedido. Certo é que pode muito provavelmente ser mais uma das invenções do agente-provocateur que vai desafiando os limites da street art.

Importa sublinhar que a auto-destruição só terá começado depois do último bater do martelo o que significa que a obra já estaria vendida por um valor a rondar os 1,4 milhões de dólares, um record para peças do artista.

View this post on Instagram

Going, going, gone…

A post shared by Banksy (@banksy) on

Actualização 18:28h:

Actualização, Sexta-Feira 10:42: Para dares uma de Banksy da internet, basta ires ao site https://codepen.io/leemartin/pen/pxNvod e seguir as instruções que aparecem no fundo da tela.