Projectos contra e a favor das touradas vencem Orçamento Participativo Portugal

"Tauromaquia Para Todos" e "Portugal Sem Touradas" são dois projectos antagónicos e ambos vão receber financiamento do Orçamento Participativo Portugal (OPP).

Foto de J Carlo di Baldaciara via Flickr

“Tauromaquia Para Todos” e “Portugal Sem Touradas” são os dois grandes dos vencedores, a nível nacional, do concurso para obtenção do Orçamento Participativo Portugal (OPP). Os resultados foram divulgados esta quinta-feira, no Palácio Foz, e o anúncio dos dois projectos antagónicos gerou agitação, durante a cerimónia, entre activistas contra e a favor da tauromaquia.

O OPP é uma iniciativa do Governo que consiste em distribuir cinco milhões de euros do orçamento do Estado para projectos que são propostos pelas populações e seleccionados pelo Governo, sendo posteriormente sujeitos a voto electrónico.

“Tauromaquia Para Todos”, projecto a favor das touradas, irá receber 50 mil euros do orçamento de Estado e tem como objectivos a criação de conteúdos informativos e pedagógicos sobre a tauromáquica, que permitam conhecer melhor esta modalidade, e promover a sua compreensão junto das crianças e adultos. Pretende, por isso, levar a cabo acções e campanhas que informem e interajam com a população.

Já  “Portugal Sem Touradas” vai receber um financiamento de 200 mil euros e baseia-se na “intervenção informativa e educativa sobre a actividade tauromáquica” junto dos cidadãos.

O projecto de nível nacional com maior financiamento é a “Feira das Lambarices”, que receberá 250 mil euros, e que se designa por um “mega evento cultural que [pretende] atrair bastantes pessoas para que seja possível promover doces nacionais”, durante três dias, e que se irá realizar no concelho de Águeda.

Ao todo, foram 1400 as ideias que chegaram pelo site do OPP ou através dos 37 encontros participativos realizados. Destas, foram escolhidas pelos cidadãos 691­, tendo sido contabilizados 120 mil votos electrónicos. Uma iniciativa que culminou no financiamento de uma lista de 22 projectos. Podes consultar todos os vencedores, nomeadamente os regionais, nesta página. Recorde-se que, já em 2017, o Orçamento Participativo Portugal distinguiu um projecto sobre tauromaquia.