Caricaturas desenhadas por IA? Uma investigação caricata da Microsoft

Mais um exemplo daquilo de que a inteligência artificial é capaz.

Kaidi Cao está agora a tirar um mestrado em engenharia informática na Universidade de Standford, nos EUA, mas ainda antes dessa aventura estagiou no grupo de computação visual do Microsoft Research Lab. Foi aqui que, com mais dois colegas, criou duas redes neurais capazes de desenhar caricaturas de figuras conhecidas mas não só.

O trabalho, publicado aqui e que será apresentado numa conferência em Tóquio, é mais um projecto de investigação relacionado com inteligência artificial, que procura explorar e descobrir as potencialidades desta tecnologia. Kaidi e os companheiros criaram uma rede generativa antagónica (ou GAN), isto é, um conjunto de duas redes neurais diferentes em que uma está em competição com a outra numa lógica de soma zero (se um ganha, o outro perde imediatamente) e é nesse “combate” que os algoritmos aprendem e produzem resultados.

Alguns resultados obtidos

A GAN que os investigadores da Microsoft desenvolveram chama-se CariGAN. Uma das suas redes neurais, chamada CariGeoGAN, determina a geometria da face numa fotografia e associa-a a um modelo de caricatura; enquanto que a outra, a CariStyGAN, aplica o estilo artístico ao mapa geométrico. Para conseguir que o CariGAN transforme uma fotografia relativamente aborrecida numa boa caricatura, a equipa treinou o sistema com milhares de imagens desenhadas à mão.

Durante o desenvolvimento deste trabalho, os investigadores procuraram garantir que as caricaturas produzidas por inteligência artificial mantinham a identidade e essência do sujeito caricaturado; bem como que os desenhos artificiais tinham qualidade quando comparados com peças produzidas por humanos. Segundo conta o site The Next Web, o CariStyGAN não só é capaz de criar caricaturas a partir de imagens estáticas que lhe dão, como também analisar frames de vídeo e produzir desenhos a partir deles. Outro ponto notável é que a CariStyGAN não só produz caricaturas como o contrário, conseguindo a partir de um desenho identificar a pessoa que está nele caricaturada.

Exemplos de caricaturas produzidas a partir de um vídeo