Candidaturas para te habilitares a um bilhete de Interrail arrancam hoje

Esta 2ª fase de candidaturas conta com cerca de 12 000 bilhetes disponíveis e os portugueses têm direito a 240 – 2% do total.

Foto de Veerasak Piyawatanakul via Unsplash

A viragem de um novo milénio vai ser sempre um evento marcante e o ano 2000 não foi excepção. O mundo nesta altura assistia: à vitória de George W. Bush, que se tornava no 43º presidente dos Estados Unidos, depois de uma das mais renhidas campanhas contra Al Gore; o casamento homossexual tornava-se legal na Holanda; em Hollywood estavam a ser filmados os primeiros filmes do Shrek, The Fast and the Furious e Harry Potter. No entanto, é também neste ano, que nasciam os bebés que agora, em 2018, vão poder se candidatar a ganhar um bilhete gratuito para viajar de comboio pela Europa.

DiscoverEu é uma iniciativa que nasce de uma proposta no Parlamento Europeu no final de 2016, onde disponibiliza, a jovens com 18 anos, a possibilidade de ganhar um bilhete de Interrail – este bilhete dá a possibilidade de viajar por praticamente toda a Europa, utilizando as linhas de comboio de forma gratuita.

Pelas palavras de Tibor Navracsics, comissário europeu da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, “eles experimentaram em primeira mão o que é ser europeu. Tiveram a oportunidade de descobrir a diversidade cultural e a diversidade da Europa, além de conhecer pessoas de toda a EU”. “Ouvimos muitas histórias fantásticas de quem participou e estou muito contente por poder oferecer esta experiência a mais jovens no próximo ano”, acrescentou.

Se fores um dos felizardos, apenas tens de arranjar um mês no teu calendário, entre 15 de Abril e 31 de Outubro de 2019 e preparar-te para uma das maiores aventuras da tua vida.

Mesmo assim, se sentes que não tens estofo para viajar sozinho pela Europa durante um mês inteiro e por isso isto não é para ti, o melhor é pensares outra vez. Esta iniciativa permite convidar até quatro amigos para fazerem parte desta aventura (neste caso todos os membros são obrigados a submeter a sua candidatura individual).

Depois de uma 1ª fase em Junho, começa hoje, dia 29 de Novembro, a 2ª fase de candidaturas que se vai prolongar até dia 11 de Dezembro. Esta segunda fase conta com cerca de 12 000 bilhetes disponíveis e os portugueses têm direito a 240 – 2% do total.

Para te candidatares a 1 dos 12 mil bilhetes de Interrail disponíveis, apenas tens de submeter a tua candidatura no Portal Europeu da Juventude.

Alguns dados desta iniciativa

  • A primeira fase, feita em Junho, contou com 100 480 candidaturas, das quais saíram pelo menos 15 000 vencedores;
  • As candidaturas dividiram-se por 58% de mulheres e 42% de homens;
  • 74% dos candidatos ainda estavam no ensino secundário;
  • A Alemanha foi o país com mais candidaturas – cerca de 20 000;
  • O Reino Unido teve o maior rácio de “vencedores” face às candidaturas do próprio país – 1 929 em 3 786;
  • A 2ª fases conta com cerca de 12 000 bilhetes para oferecer;
  • Em Portugal, houve 3 568 candidatos e 302 vencedores;
  • Na 2ª fase estão destinados 240 bilhetes para os participantes portugueses, o que corresponde a 2% dos bilhetes totais.