“Festa da Google” regressa a Lisboa no início de Dezembro

Evento promete reunir programadores, designers, estudantes e meros entusiastas.

Podemos chamar-lhe “festa da Google”, apesar de não ser organizado pela Google. É que o GDG DevFest Lisboa, que vai decorrer no Fórum Telecom no próximo dia 8 de Dezembro, promete ser mais um encontro de programadores e designers que trabalham com produtos da Google, como o Android ou a Google Cloud. É um evento destinado também a estudantes ou meros entusiastas com vontade de embarcar com um novo negócio no mundo da tecnologia.

Promovido pelo Google Developers Group e pela Women Techmakers Lisboa​​, a edição de 2018 do GDG DevFest Lisboa enquadra-se, mais uma vez, na ​DevFest Season​, uma iniciativa que no final de cada ano junta grupos de programadores por todo o mundo em palestras, workshops e hackathons. São eventos locais com o selo global da Google.

Por cá, o GDG DevFest Lisboa vai assumir o formato de conferência. Programado para dia 8 de Dezembro no Fórum Telecom, o evento contará com especialistas nacionais e internacionais que irão partilhar as suas experiências com uma audiência esperada de 350 pessoas. Existirão palestras em duas salas em simultâneo: uma mais técnica, sobre programação, e outra virada para o negócio.

Entre os oradores, estarão Nader Dabit (da Amazon AWS​​), Kane Udeze (​do Booking.com​​), Daniela Seixas (​da TonicApp​​) e Mustafa Kurtuldu (​da Google​​). Além da conferência, existirá espaço para networking nos intervalos, sorteios, um momento de convívio no final do dia e uma competição Code In The Dark​. O Code In The Dark é uma competição de front-end (HTML, CSS), em que cada participante compete para implementar o design de um website, tendo apenas um screenshot – sem pré-visualizações e apenas em 15 minutos. A audiência irá decidir o vencedor.

Num meio onde onde as mulheres detêm 25% dos empregos de código e recebem ainda 30% menos que os homens, o GDG DevFest Lisboa dará também ênfase a temas como a diversidade e inclusão na tecnologia, procurando ser um evento promotor da igualdade de género, pretendendo também contribuir para a mudança de mentalidades e efectivação do mainstreaming de género.

O bilhete desta conferência terá um valor simbólico entre 10 e 20 euros, que será inteiramente doado à associação Mais Cidadania. Informações e registo aqui.

Aquecimento com eSports

No final do dia 7 de Dezembro, véspera do GDG DevFest Lisboa, a organização irá promover um debate sobre eSports​​, no qual se tentará responder a algumas destas perguntas: O que faz um bom jogo de eSports? Qual será a evolução dos próprios eSports e das empresas que desenvolvem jogos? Como será regulado – se será – o ecossistema das ligas? Qual o papel que vão ter na sociedade? Poderá algum dia ser equiparado ao futebol?

Este debate – que será aberto ao público e de acesso gratuito, não sendo necessária a aquisição de bilhete – contará com a participação de ​Guilherme Santos (da ZPX)​​, ​Carolina Amorim (da EmotAI)​​, ​João Cicio (da Inygon) ​​e ​Rui Jesus (da Federação Portuguesa de Desportos Electrónicos). A moderação será de ​Pedro Pinto (do Pplware)​​.

O evento irá ter lugar a partir das 19 horas e até às 22, também no Fórum Telecom.