Instagram permite-te partilhar Stories com uma lista de amigos próximos

Para teres acesso à nova funcionalidade “Close Friends” terás de ter a última versão do Instagram para iOS e Android.

A funcionalidade começou a ser testada há mais de um ano e envolvia tanto o feed como as Stories do Instagram. Agora vai chegar a todos os utilizadores da popular aplicação (iOS e Android), mas só para as Stories. Ou seja, será possível criar uma lista de amigos próximos e partilhar histórias apenas com estes.

Depois de 17 meses de testes, a opção “Close Friends” está agora a ser lançada globalmente, o que, segundo o Instagram, irá acontecer ao longo dos próximos dois dias. Através do telemóvel, vais poder adicionar os teus amigos mais próximos a uma lista, que na app estará disponível através do “menu hambúrguer” que encontras no teu perfil.

As outras pessoas não saberão que estão na tua lista de amigos próximos a não ser que partilhes uma Story com essa lista. Para tal, só terás de criar uma história como normalmente fazes e escolher a opção “Close Friends” em vez de “Your Story”. Essa Story irá aparecer para os teus amigos com a cor verde ao lado de todas as restantes Stories; apesar de aí os teus amigos saberem que estão na tua lista, não terão acesso a essa lista – ou seja, sabem que estão mas não saberão quem mais está.

Para teres acesso à funcionalidade “Close Friends” terás de ter a última versão do Instagram para iOS e Android. A novidade foi anunciada durante uma conferência do TechCrunch em Berlim. “À medida que adicionas mais e mais pessoas , começas a não conhecer todas. Isso irá obviamente mudar as coisas que partilhas e tornar mais difícil criar conexões profundas com os teus amigos mais próximos”, comentou Robby Stein, director de produto do Instagram.

Josh Constine, do TechCrunch, com quem Robby Stein conversou em palco, escreve que esta opção de “Close Friends” do Instagram é o renascer de uma ideia antiga que falhou na concretização – das listas de amigos do Facebook aos círculos de contactos do Google+. “As pessoas recebem pedidos de amizade e sentem-se pressionados para aceitá-los”, acrescentou o executivo do Instagram. A nova funcionalidade é também uma reacção a um comportamento de alguns utilizadores da rede social, que criavam contas secundárias na plataforma, privadas, de forma a poderem partilhar com os seus mais chegadas.

As contas profissionais de Instagram (marcas, celebridades, etc.) também poderão criar listas de “Close Friends”, mas sem funcionalidades adicionais.