Uma exposição que te mostra “como se cozinha” um tipo de letra

Patente na Oficina Criativa FICA, em Lisboa, desde o dia 9 e até ao dia 29 de Novembro.

Chama-se Big Kitchen, é uma exposição concebida por João Miranda – mais conhecido como Walking Fearless – e teve a colaboração do estúdio Desisto e do designer portuense Serafim Mendes. Patente na Oficina Criativa FICA, em Lisboa, desde o dia 9 e até ao dia 29 de Novembro, Big Kitchen pretende ser mais do que uma simples mostra de design gráfico para ser uma experiência envolvente e reveladora que propõe respostas à questão: o que fica por ver quando olhamos para as letras que nos rodeiam?

O ponto de partida é a fonte Big, uma fonte variável desenvolvida por João Miranda durante os seus últimos anos de trabalho – que têm sido passados em terras de sua majestade (ou seja, Londres). Na Big Kitchen, a fonte Big é desconstruída em várias abordagens, envolvendo o público no processo de criação de um tipo de letra e da sua observação anatómica.

Para além da exposição, a Big Kitchen dá também lugar a palestras e workshops, nos quais João Miranda, de 29 anos, explora o caminho até à exposição e, mais concretamente, até à forma final da sua criação tipográfica — um processo que começou com a digitalização de tipos móveis encontrados no estúdio Andrew Howard e só ficou concluído com a criação de 24 pesos diferentes e da componente variável da fonte.

Passa no website e fica a saber mais sobre a exposição, sobre os designers que a compõe; para já fica com imagens daquilo que podes encontrar na Oficina Criativa FICA, em Lisboa, até ao dia 29: da tipografia ao stencil, da realidade aumentada à impressão 3D.