MB Way vai permitir usar uma caixa Multibanco sem cartão

Funcionalidades só estará disponível em Março do próximo ano, mas para já existem duas novidades: uma opção para dividir a conta de um jantar e uma ferramenta para pedir dinheiro a um amigo.

No passado já te apresentámos o MB Way, o serviço da SIBS, empresa que gere a rede Multibanco, e que transforma o teu smartphone numa espécie de ATM. O MB Way já tinha um conjunto de funcionalidades valiosas, mas recebeu este mês duas novidades bem interessantes: uma ferramenta para dividir a conta e outra para pedir dinheiro.

Com cerca de 900 mil utilizadores e a caminho de um milhão, o MB Way vai ainda permitir utilizar uma caixa Multibanco apenas com o telemóvel, sem a necessidade de cartão. Funcionalidade que estará disponível só a partir de Março de 2019. Em vez de inserir o cartão na ranhura do Multibanco, poderás pressionar a tecla verde, escolher a opção “Utilizar o Multibanco” e, por fim, ler com o smartphone o código QR apresentado no ecrã.

Já as funcionalidades “Dividir Conta” e “Pedir Dinheiro” já podem ser encontradas nas versões do MB Way para Android e iOS. Com o “Dividir Conta”, é possível dividir despesas como refeições entre amigos ou prendas em grupo. A ferramenta suporta até 14 pessoas (mais o próprio); os contactos selecionados recebem uma notificação com todos os detalhes da operação, tendo a possibilidade de escolher o cartão com o qual querem pagar ou rejeitar a divisão. Após ser aceite, cada contacto paga a sua parte da conta. O valor máximo do montante a dividir é de 10 500 euros, sendo o valor máximo por destinatário de 750 euros.

Já com a operação “Pedir Dinheiro”, os utilizadores podem solicitar dinheiro aos seus contactos. O contacto que recebe a notificação do pedido pode escolher o cartão com o qual quer enviar o montante ou rejeitar o pedido. “Dividir a Conta” e “Pedir Dinheiro” juntam-se às restantes funcionalidades do MB Way, como as transferências instantâneas, a criação de cartões virtuais (MB Net), o levantamento de dinheiro sem cartão e os pagamentos através de código QR ou NFC.