Junta-te à Festa do Software Livre

De 23 a 25 de Novembro, na Moita.

Há várias nuances que distinguem o software livre do software proprietário que normalmente habita os nossos computadores. Para além da parte técnica, de geralmente serem resultado de esforço de equipas mais ou menos voluntárias, distingue-o também a forte comunidade que orbita em seu redor, permanentemente disponível para responder a dúvidas ou dar umas dicas.

A Festa do Software Livre da Moita volta a realizar-se naquele município, na zona de Lisboa, no fim-de-semana de 23 a 25 de Novembro. O evento – que é promovido pela Associação Nacional para o Software Livre (ANSOL), pela Humaneasy Consulting e pela Câmara Municipal da Moita – conta com a colaboração de diversos grupos e organizações ligadas ao software livre em Portugal, além do apoio e patrocínio de diversas entidades públicas e privadas.

Esta segunda edição da Festa do Software Livre da Moita apresenta um programa de palestras, demonstrações, workshops, hackatons e outras atracções. O evento terá ainda uma zona dedicada à instalação gratuita e assistida de software livre, em que qualquer pessoa pode levar o seu computador – portátil ou não – para que lhe seja instalado uma versão de GNU/Linux ou OpenBSD, sistemas operativos livres, e aplicações diversas de software livre.

O evento conta com a presença e colaboração da comunidade portuguesa de software livre nas suas diferentes acepções: Comunidade Ubuntu Portugal, Wikimedia Portugal, OSGeo Portugal, Drupal Portugal, D3, RepRap, Linux Tech, entre outros.

A primeira Festa do Software Livre da Moita foi organizada em 2004 nas instalações da extinta Universidade Independente, no Palheirão. Esta segunda edição terá lugar no Pavilhão Municipal de Exposições da Moita. A entrada é livre e gratuita.

Programa

Sexta, 23 de Novembro

  • 16h20 – Palestra: “Quo vadis, Free Software?” – com Rui Seabra – Como está o Software Livre em Portugal e na Europa e para onde vai? Quais são os desafios actuais e onde a ajuda é mais necessária?
  • 17h20 – Palestra: “A Comunidade Ubuntu Portugal” – com Tiago Carrondo – Quem somos, o que temos feito, o que estamos a fazer e o que queremos fazer no futuro!

Sábado, 24 de Novembro

  • 10h30 – Palestra: “Distribuições de Linux/FreeBSD” — com Tiago Policarpo – Saibam o que são. Opções para todos os gostos e necessidades.
  • 10h50 – Workshop “Sai da Zona de Conforto” — com André Paula – Conhecer e mudar para um sistema Linux envolve sair da zona de conforto. Neste workshop vão não só conhecer, como também testar várias alternativas Linux, que problemas podem ter, como resolver, como instalar e não desistir de usar (20 participantes).
  • 11h30 – Palestra “Ubuntu para Humanos e até Robôs” — com Diogo Constantino – O Ubuntu é uma plataforma com uma oferta a pensar em segurança e privacidade, para muitos os tipos de necessidades e de gostos.
  • 13:40 – Palestra “Nada a Esconder” — com Francisco Core e Vasilis Ververis – Vivemos num mundo em que a privacidade já não é a norma. Vamos explorar o que está a acontecer, quem quer os nossos dados e quais as consequências para o indivíduo e para a sociedade ao ignorar o direito humano da Privacidade.
  • 14:20 – Palestra “Open Source para SIG” — com Jorge Gustavo – Um stack de soluções open source no domínio da informação geográfica (Postgresql+GDAL+Proj+QGIS+Geoserver+OpenLayers), desde o desktop SIG à publicação na web.
  • 15:00 – Workshop “Cryptoparty” — com Francisco Core e Vasilis Ververis – Como preservar a privacidade online: uma sessão colaborativa (20 participantes).
  • 15:40 – Palestra “Contribuir para o PHP” — com Pedro Magalhães – O PHP é a linguagem utilizada pela maioria dos sites na internet. Como é que o PHP evolui? Como se sugerem novas funcionalidades e como são implementadas?
  • 16:40 – Workshop “Instalar Drupal CMS com Docker” — com Ricardo Amaro e Luís Santos – Workshop para principiantes. Tem de ter instalado no seu PC o Docker e um cliente SSH (MS Windows Putty). (20 participantes)
  • 17:20 – Mesa Redonda “Software Livre e o papel do Estado” – com Marcos Marado (ANSOL), Tiago Charters Azevedo (Livre), representante do BE, e outros a definir.

Domingo, 25 de Novembro

  • 10:30 – Palestra “Mais que Tecnologia um Sonho” — com Diogo Constantino – O Ubuntu Touch concretiza o sonho de ter uma verdadeira distribuição de GNU/Linux nos nossos smartphones e tablets, e oferece também uma interface convergente que dá uma experiência de primeira classe quer seja usado como telemóvel, quer como computador pessoal.
  • 10:50 – Workshop “Impressão 3D” — com RepRap — Impressão 3D com o Cura/Slic3r para gerar códigos gcode e fica a conhecer o firmware Marlin e componentes das impressoras 3D. (20 participantes)
  • 11:30 – Mesa Redonda “Como contribuir para o Software Livre” – com Pedro Magalhães, Jorge Gustavo (OSGeo) e Tiago Carrondo.
  • 13:40 – Palestra “A Reforma Europeia do Direito de Autor” — com Paula Simões – Quais as alterações à Directiva sobre o Direito de Autor que estão a ser discutidas. O impacto para o Movimento do Software Livre. O que podemos fazer.
  • 14:20 – Workshop “Open Street Map” — com Jorge Gustavo – Contribuir e manter um mapa livre, feito por quem realmente conhece os locais. (20 participantes)
  • 15:00 – Palestra “Odoo: um Exemplo a Seguir” — com Rita Santos – Como o modelo de código aberto nos permitiu aproveitar milhares de desenvolvedores e especialistas em negócios para criar centenas de aplicativos em apenas alguns anos.
  • 15:40 – Palestra “Software Livre: Conteúdo Aberto e o Movimento Wikimedia” — com André Barbosa e Waldir Pimenta – O movimento WIkimedia, quem somos, o que fazemos, como o fazemos, e onde encaixamos no ecossistema do conteúdo aberto e do software livre.
  • 16:40 – Workshop “Jogos em Linux” — com André Paula e João Jotta – Se não sabias que se pode jogar, e muito, no Linux e também com software livre, e queres saber mais, então este workshop é para ti. (20 participantes)
  • 17:20 – Mesa Redonda “Software Livre e a protecção dos Direitos Digitais” – Diogo Constantino, Eduardo Santos (D3) e Rúben Leote (ANSOL).