A @NASAInsight chegou a salvo a Marte e está a “tweetar” cada passo da sua missão

A vida da NASA InSight pode ser acompanhada a par e passo no Twitter e o momento da aterragem pode ser revisto em 360º no Youtube.

Sonda Insight

Foi a notícia do dia de ontem; a sonda InSight aterrou com sucesso na superfície do planeta vermelho. Pouco tempo depois chegavam à Terra, à sala de controlo, as primeiras imagens do estado em que encontrou o planeta Marte.

A aterragem da sonda no planeta foi precedida por alguns momentos de suspense —“sete minutos de terror” provocados por ventos e poeiras espaciais — interrompidos pelas sondas MarCo que acompanhavam a InSight e enviaram para a Terra os primeiros sinais de sucesso de aterragem na Elysium Planitia, a segunda região vulcânica mais extensa do planeta.

A sonda InSight foi até Marte com o objectivo bem definido de estudar o interior do planeta, algo que até agora só tínhamos feito a partir da Terra. Já as sondas MarCo têm como função facilitar a comunicação entre a sonda líder da missão e a sala de controlo no Laboratório de Propulsão a Jato.

O objectivo da sonda InSight descontrói-se em tarefas nunca antes feitas fora do planeta terra: estudar o interior do planeta, instalar sismógrafos, perfurar a superfície do planeta 15x mais do que algumas vez foi feito e montar um magnetómetro.

Esta missão lançada pela NASA está a ter uma forte componente digital, procurando aproximar o público desta área de conhecimento específico. A vida da NASA InSight pode ser acompanhada a par e passo no Twitter e o momento da aterragem pode ser revisto em 360º no Youtube. Nas rede social do pássaro azul, a equipa de comunicação personificou o discurso e fala na primeira pessoa como se fosse a sonda dando-nos conta dos avanços que este pequeno-grande aparelho vai conquistando — um dos últimos sucessos foi conseguir abrir e ligar os seus painéis solares para começar a carregar as suas baterias.

Para além do acompanhamento em directo e com imagens reais, a NASA Insight acrescenta algumas ilustrações à sua story, permitindo-nos perceber como os principais momentos se desenrolam.