A verdade sobre os algoritmos: representam meras opiniões

Procurar
Close this search box.

A verdade sobre os algoritmos: representam meras opiniões

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Vale pelo conteúdo, vale pela forma.

É um vídeo curto onde a animação desempenha o papel principal e, às tantas, até nos distrai da ideia do video. É por tudo isto que vale a pena ver e rever o trabalho do Nice Shit Studio (de Barcelona) para a Royal Society of Arts, Manufactures and Commerce.

Num vídeo de pouco mais de dois minutos, o estúdio de ilustração e animação espanhol deu forma às ideias disruptivas da cientista de dados Cathy O’Neil. Cathy revela no vídeo a sua surpresa pela forma como a sociedade assimilou o conceito de algoritmos como se fossem factos objectivos, quando, na sua opinião, são meras opiniões envolvidos em matemática complexa.

Depois dessa ideia central, Cathy faz uma analogia com a preparação do jantar em cada dia para parametrizar o que é um algoritmo: no fundo, um mecanismo de gestão de informação (os ingredientes) com um objectivo definido por quem o programa (quem cozinha) — e que, neste caso, define o poder (decide que tipo de jantar é).

 

Cathy O’Neil é peremptória, dizendo que um algoritmo não faz as coisas serem objectivas; por outro lado, faz as coisas funcionarem de acordo com o definido pelo seu criador. Uma ideia que podemos extrapolar para o nosso dia-a-dia e nos deixa a pensar sobre o que significam os nossos feeds e como a sua curadoria é pouco objectiva.

Para quem se interessa pela animação, para além do seu conteúdo e do lado visível, o Nice Shit Studio disponibilizou no seu Behance algumas imagens do making of do projecto que dão uma ideia de como foi criar esta animação.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt