Vince Staples gravou um videoclip no Google Maps para provar um ponto

O vídeo, tal como este disco, mostra uma faceta mais introspectiva e crítica de Vince Staples que nos outros registos já se ia fazendo notar mas sem esta evidência estética.

Vince Staples - FUN!
Frame do vídeo FUN!

Vince Staples lançou um novo disco, FM!, e, para o promover tal como é quase obrigatório nos tempos que correm, um videoclip. Se o álbum, à boa maneira de Vince Staples, precisa de mais do que dois dias para uma boa digestão, o videoclip é mais directo na sua mensagem valendo-se de um reconhecido gimmick da internet para fazer o seu ponto.

O clip do single FUN! transporta-nos até Long Beach de uma forma que é conhecida de qualquer internauta, o Google Maps; e é deste modo que nos guia ao longo de uma viagem pelos bairros típicos da zona de Vince.

O vídeo, tal como este disco, mostra uma faceta mais introspectiva e crítica de Vince Staples que nos outros registos já se ia fazendo notar mas sem esta evidência estética — expressa por exemplo na subversão do interface da Google Maps que no canto inferior direito diz “Call the Police”.

Ao longo dos pouco mais de 2 minutos, FUN! mostra uma realidade não tão funny assim — sarcasmo típico de Vince Staples — e termina com o apontamento que resume a mensagem do vídeo. Nos segundos finais percebe-se que toda a viagem fora protagonizada por um miúdo branco com uma bandeira dos Estados Unidos da América sobre a secretária e um poster com a frase #FreeKodak; uma clara tirada do rapper sobre a forma como a internet criou cultos distantes e vazios de significado, com pedaços de uma cultura específica e retratos de um espaço a serem vivenciados através do computador por pessoas em realidades completamente distintas e, em muitos casos, sem a capacidade ou a vontade de as enquadrarem a ponto de a perceberem.