Está escolhida a cor de 2019: é a “Pantone 16-1546”, também conhecida como “Coral Vivo”

Há 20 anos que os membros do Pantone Color Institute se reúnem para fazer uma análise das tendências vigentes e emergentes e decidem uma cor como mote para o ano seguinte.

 

Depois de para 2018 a Pantone ter escolhido o Ultra-Violeta, a cor do ano 2019 escolhida por esta empresa (que produz os catálogos de cor mais conhecidos entre designers) é o Coral Vivo – em tradução livre de “Living Coral” – ou, se quisermos ser mais específicos, o PANTONE 16-1546.

Na contextualização da escolha, a marca afirma que escolheu o PANTONE 16-1546 por ser um tom quente que representa por um lado vivacidade e por outro conforto. Os critérios para esta escolha são sempre definidos em função dos tempos e como resposta aquilo que o comité designado entende como serem as principais problemáticas mundiais. A escolha do Coral é, assim, uma resposta à frivolidade apontada às tecnologias digitais e às redes sociais, e um apelo para as conexões mais intimas e reais. A cor 16-1546 pretende ainda simbolizar a necessidade intrínseca de optimismo e busca pela felicidade.

Laurie Pressman, representante do grupo responsável pela decisão, disse em entrevista ao Quartz que a principal inspiração para a cor foi mesmo a natureza e o papel dos corais nos seus ecossistemas. Quem parece ter “adivinhado” a escolha foi a Apple, que na sua última apresentação anunciou um modelo de iPhone como a mesma tonalidade.

Se o Ultra-Violeta pretendia ser uma provocação e um apelo ao pensamento, o Coral Vivo surge na sua ressaca voltando a trazer consigo vibes mais tranquilas e reconfortantes, por assim dizer.

A cor do ano da Pantone pode parecer um exercício superficial mas é bem mais do que isso; há 20 anos que os membros do Pantone Color Institute se reúnem para fazer uma análise das tendências vigentes e emergentes, e decidem uma cor como mote para o ano seguinte que acaba por directamente ou indirectamente impactar várias indústrias, do design à moda, passando, por exemplo, pela decoração ou arquitectura.

A acompanhar o anúncio de cada cor vencedora a empresa disponibiliza algumas ferramentas básicas para facilitar a sua utilização por parte dos designers e projectistas e aproveita, entre elas 5 paletas cromáticas em que o Pantone do ano surge em destaque e que podem servir de base para a criação e exploração dentro destas tendências.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.