Está escolhida a cor de 2019: é a “Pantone 16-1546”, também conhecida como “Coral Vivo”

Há 20 anos que os membros do Pantone Color Institute se reúnem para fazer uma análise das tendências vigentes e emergentes e decidem uma cor como mote para o ano seguinte.

Depois de para 2018 a Pantone ter escolhido o Ultra-Violeta, a cor do ano 2019 escolhida por esta empresa (que produz os catálogos de cor mais conhecidos entre designers) é o Coral Vivo – em tradução livre de “Living Coral” – ou, se quisermos ser mais específicos, o PANTONE 16-1546.

Na contextualização da escolha, a marca afirma que escolheu o PANTONE 16-1546 por ser um tom quente que representa por um lado vivacidade e por outro conforto. Os critérios para esta escolha são sempre definidos em função dos tempos e como resposta aquilo que o comité designado entende como serem as principais problemáticas mundiais. A escolha do Coral é, assim, uma resposta à frivolidade apontada às tecnologias digitais e às redes sociais, e um apelo para as conexões mais intimas e reais. A cor 16-1546 pretende ainda simbolizar a necessidade intrínseca de optimismo e busca pela felicidade.

Introducing the Pantone Color of the Year 2019, PANTONE 16-1546 Living Coral – an animating and life-affirming coral hue with a golden undertone that energizes and enlivens with a softer edge. Sociable and spirited, the engaging nature of Living Coral welcomes and encourages lighthearted activity. Symbolizing our innate need for optimism and joyful pursuits, Living Coral embodies our desire for playful expression. #COY2019

Publicado por Pantone em Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2018

Laurie Pressman, representante do grupo responsável pela decisão, disse em entrevista ao Quartz que a principal inspiração para a cor foi mesmo a natureza e o papel dos corais nos seus ecossistemas. Quem parece ter “adivinhado” a escolha foi a Apple, que na sua última apresentação anunciou um modelo de iPhone como a mesma tonalidade.

Se o Ultra-Violeta pretendia ser uma provocação e um apelo ao pensamento, o Coral Vivo surge na sua ressaca voltando a trazer consigo vibes mais tranquilas e reconfortantes, por assim dizer.

A cor do ano da Pantone pode parecer um exercício superficial mas é bem mais do que isso; há 20 anos que os membros do Pantone Color Institute se reúnem para fazer uma análise das tendências vigentes e emergentes, e decidem uma cor como mote para o ano seguinte que acaba por directamente ou indirectamente impactar várias indústrias, do design à moda, passando, por exemplo, pela decoração ou arquitectura.

A acompanhar o anúncio de cada cor vencedora a empresa disponibiliza algumas ferramentas básicas para facilitar a sua utilização por parte dos designers e projectistas e aproveita, entre elas 5 paletas cromáticas em que o Pantone do ano surge em destaque e que podem servir de base para a criação e exploração dentro destas tendências.