Discord prepara o raid à emergente indústria dos jogos online

Um pequeno passo para a empresa, um grande passo para o que poderá ser fim do monopólio da Steam na venda online de videojogos

O Discord anunciou a passagem à escala global da sua loja e a divisão de lucros de 10/90 para os desenvolvedores de jogos que utilizem as suas ferramentas e plataforma para distribuir as suas criações.

Quem já comprou jogos online, certamente já ouviu falar da Steam. Esta loja online da Valve tem lucrado com 30% de todos os conteúdos que desenvolvedores colocam à disposição na sua plataforma para gamers do mundo inteiro e conseguido manter o monopólio de um dos mercados que mais tem crescido nos últimos anos. Esta hegemonia, contudo, pode ter os dias contados.

Quando o Discord — aplicação estilo slack que permite criar grupos de conversação e chat por voz — entrou no jogo, em 2015, já o mercado de chats de voz para gamers era segmentado entre Teamspeak 3, Ventrilo, Mumble, Curse – entretanto adquirido pela plataforma de streaming Twitch -, Skype e mais uns quantos. Quase quatro anos depois, destronou os principais concorrentes, e assume-se como a principal aplicação para comunicar no mundo dos videojogos com, segundo a empresa, mais de 200 milhões de utilizadores.

É a partir desta base fortificada que a plataforma planeia agora o raid a um novo mercado, desta vez o das plataformas de desenvolvimento e distribuição de jogos de video, tendo anunciado a abertura da sua loja à escala global e a intenção de dar 90% dos lucros de cada título aos desenvolvedores já a partir de 2019.

Quem também entrou na Guild versus Guild, no início deste mês, foi a EpicGames. Popular pelo velhinho Unreal Tournament e fortalecida pelo recente sucesso de Fortnite, a editora decidiu investir na sua loja e dar 88% dos lucros aos developers, o que obrigou a Steam a alterar os parâmetros e passar a pagar 75% das receitas aos jogos que ultrapassem os €10 milhões e 80% quando o título alcança a barreira dos €50 milhões.
A indústria dos videojogos move cada vez mais multidões… E milhões. Os lucros, em 2018, ultrapassaram os €120 mil milhões, em que mais de €20 mil milhões dos quais dizem respeito à quota parte do mercado pelo qual Steam, Epic Games e Discord competem agora.”

Texto de Nuno Ramalho
Edição João Ribeiro