Fechados para revolução. O outro aspecto das ruas de Paris

Procurar
Close this search box.

Fechados para revolução. O outro aspecto das ruas de Paris

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

A capital francesa como não viste na TV.

Durante as últimas semanas foram mais do que frequentes imagens das principais ruas e praças de Paris; na sua maioria restringiam-se aos momentos de directo e às cenas de maior violência entre manifestantes e polícia tentando contar a história do movimento Gilets Jaunes/Coletes Amarelos através dos seus pormenores mais gráficos. A verdade é que não tem de ser só com imagens directas que se contam histórias; muitas vezes o poder das metáforas visuais aporta novos significados e desperta novas leituras tão ou mais interessantes.

Foi seguindo essa lógica e a sua abordagem de trabalho habitual, procurando criar uma linguagem poética em qualquer meio, que o artista Baptiste César fez um ensaio fotográfico sobre a reação ou preparação das ruas para os protestos. Porque as cidades são como organismos vivos com mais do que simples pessoas a habitá-las, Baptiste virou a sua atenção para as lojas e montras.

O resultado é uma série de fotografias intitulada “Montas Minimalistas” com uma narrativa absolutamente contrastante com a que temos contactado. Em vez da violência e agitação dos confrontos, vemos autênticas barricadas criadas em frente aos vidros das lojas como que protegendo-as do que estava para passar.

Em conversa com o Shifter, Baptiste César explica que tirou as fotografias no dia 8 de Dezembro bem cedo, numa área controlada pela polícia quando não era permitida a passagem de carros, turistas ou locais, criando uma “sensação de estranheza na cidade”. Sem contexto, as fotografias quase parecem tiradas de um cenário de pré-guerra ou de preparação para uma calamidade.

Um olhar atento sobre as fotografias revela a sua dimensão poética por completo ao observamos os logótipos de grandes marcas, como a Ballmain ou Dolce & Gabana, como únicos elementos restantes nas fachadas completamente emadeiradas – uma metáfora visual forte sobre a relação e reacção de empresas e pessoas a políticas e momentos sociais.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt