Agência portuguesa ganha site mobile do ano nos AWWWARDS

A empresa de design e desenvolvimento web foi a única representante nacional entre os nomeados na categoria e acabou por surpreender ao arrecadar o prémio.

Se és batido na cena do design ou da criatividade para a web, é provável que na busca por perceber o melhor que se faz por aí já tenhas ido parar ao site awwwards.com. Diariamente actualizada, esta plataforma vai agrupando num sítio só os melhores exemplos do que se faz em código, destacando as melhores e mais inovadoras experiências web. O culminar de todo o ano de actividade são os Annual AWWWARDS, um evento físico cuja última edição decorreu em Amesterdão e onde uma empresa portuguesa foi distinguida como um dos prémios de referência: Site Mobile do Ano.

A Moxy viu o seu site próprio ser distinguido como o mais engaging do ano. A empresa de design e desenvolvimento web foi a única representante nacional entre os nomeados na categoria e acabou por surpreender ao arrecadar o prémio entre a lista de 30 nomeados, onde figuravam pesos-pesados como estúdio holandês Media Monks ou o italiano Adoratorio.

Após receber o prémio, o director executivo da Moxy, Marco Oliveira, referiu “ser um orgulho para uma empresa tão jovem ter um destaque global tão importante e, de certa forma, oficializar aquilo que muitos já dizem: haver cada vez mais talento tecnológico português reconhecido como dos melhores, ou mesmo o melhor, do mundo”.

O website foi oficialmente lançado a 22 de Setembro do ano passado e tem progressivamente ganho diversos prémios de design e desenvolvimento web, assim como menções e nomeações, por parte de organizações que são referências da indústria. Este prémio, no entanto, é claramente o mais importante recebido até à data, conforme revelam no comunicado enviado às redações.

A escolha do site da Moxy resultou de um longo processo de nomeações, que terminou com um conjunto das 30 melhores experiências em mobile, escolhidas a dedo pelo júri dos AWWWARDS ao longo de 2018. Depois de anunciados os nomeados, o processo de selecção envolveu tanto o público geral como os mais de 200 jurados AWWWARDS que reviram cada website, contando ainda com a ajuda de uma equipa de peritos da Google.

O site da Moxy, como a empresa diz em comunicado, é o resultado de um esforço de investigação e desenvolvimento da empresa que procurou expandir o tradicional conceito de website. Para tal recorreram a novas tecnologias, cada vez mais ao acesso de todos, como o WebGL. Deste modo, na versão mobile do website o utilizador tem acesso a uma experiência 3D, interactiva e imersiva sem depender de software extra ou necessitar de um equipamento específico. Por ser tudo programado em linguagens web, o site tem naturalmente a capacidade de se adaptar a cada plataforma, um detalhe de performance que a juntar à criatividade da página lhe terá valido o prémio do dia.