Open Data Day junta entusiastas dos dados pelo Mundo e no Porto

Procurar
Close this search box.
Imagem via Manufactura Independente

Open Data Day junta entusiastas dos dados pelo Mundo e no Porto

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Para participar é só fazer o registo e aparecer! Não se paga.

É já no próximo dia 9 de Março, no Porto, que se organiza mais um Open Data Day, um dia que é celebrado mais ou menos em simultâneo em várias cidades mundiais e ao qual Portugal se junta mais uma vez a partir da Invicta. Um dia em que um conjunto de pessoas se junta para falar sobre uma paixão comum – dados abertos – e aprender algo novo criando.

O Open Data Day está no Porto desde que existe a nível global, ou seja, desde 2010. É organizado informalmente por quatro amigos – o Ricardo, a Ana, a Marta e o João – que gostam da temática dos dados abertos, e que procuravam um espaço (aberto) para discuti-la e “meter as mãos na massa”. Encontraram-no com a organização de encontros mensais, chamados Date With Data, mas o anual Open Data Day é aquele que chama mais pessoas.

O Open Data Day 2019 no mundo

Em cada um desses encontros, os participantes criam coisas como apps, jogos e serviços utilizando dados públicos, o que os ajuda a perceber as limitações sociais e políticas desse tipo de informação. Os benefícios da informação acessível ao público são muitos – dados abertos são dados que são de todos, que todos podem editar e utilizar, criando inovação em cima deles.

Se o Open Data Day em 2018 foi dedicado ao mapeamento, na edição de 2019 irá decorrer de manhã um workshop dedicado à Wikipédia e Wikidata; a tarde estará reservada para três apresentações de projectos que têm impacto no quotidiano nacional e internacional. Uma das palestras ainda está por anunciar, mas estão já confirmados Daniel da Silva para falar da Development Seed, um projecto que olha para a Natureza através da análise de dados, e Rui Barros, que lidera a recente iniciativa de dados abertos da Renascença.

Para participar é só fazer o registo aqui e aparecer! Não há nenhum custo para os participantes do evento. Os registos são somente para termos uma ideia das pessoas que vão e melhor gestão do espaço onde se vai realizar. Também não é necessário imprimir o bilhete.

Programa

Manhã: Sessão especial de trabalho

  • 10h30 – 11h00: Recepção
  • 11h00 – 13h30: Workshop Wikihacking, com Waldir Pimenta da Wikimédia (traz o teu computador portátil)
  • 13h30 – 15h00: Almoço (livre)

Tarde: Sessão com oradores

  • 15h00 – 15h15: Receção e café
  • 15h15 – 15h25: Sobre o Open Data Day
  • 15h30 – 16h00: Daniel da Silva (Development Seed)
  • 16h00 – 16h30: Rui Barros (Renascença)
  • 16h30 – 17h00: (a confirmar)
  • 17h00 – 17h30: Conversa aberta
  • 17h30 – 18h00: Despedida

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt