Todos podem ajudar nesta investigação da Universidade de Coimbra

Cartas da Natureza, ou em inglês Plant Letters, é o primeiro projecto em que qualquer cidadão está convidado a assumir o papel de investigador.

O Zooniverse é uma plataforma online internacional de pesquisa, que procura criar as condições para que equipas de investigação especializadas possam pedir a colaboração de cidadãos em trabalhos mais demorosos ou que beneficiem da participação alargada. Até agora, nenhum projecto português tinha corrido na plataforma e, por isso, o apelo aos portugueses e o pretexto para conhecer este universo ainda não tinha chegado.

Cartas da Natureza, ou em inglês Plant Letters, é um projecto de investigação que visa a transcrição de documentos do arquivo de história natural da Universidade de Coimbra e é também o primeiro projecto em que qualquer cidadão está convidado a assumir o papel de investigador. A grande tarefa é transcrever as cartas, algumas manuscritas, outras dactilografadas, de mais de 1100 correspondentes de todo o mundo. A partir dessa transcrição, a equipa de investigação conseguirá mais facilmente procurar e sinalizar as informações mais importantes contidas nos documentos e que, segundo se prevê, podem dar pistas importantes sobre a localização de espécies de plantas, o seu local de origem, bem como por quem foram primeiramente identificadas.

Grande parte das cartas está escrita em português, o que, a juntar ao facto de o promotor ser a Universidade de Coimbra, faz com que o convite seja sobretudo para cidadãos nacionais. Ainda assim, existem documentos noutras cinco línguas (espanhol, francês, italiano, alemão e inglês) em que a ajuda de voluntários internacionais pode ser preciosa.

“O principal objectivo deste projecto é localizar espécies de plantas, os seus locais de origem e os cientistas que as estudaram, a partir da correspondência recebida no Jardim Botânico, entre cerca de 1870 e 1928”, sintetizou o director do Jardim, António Gouveia, em declarações ao órgão noticioso da Universidade.

Cartas da Natureza, projecto português, é desenvolvido no âmbito da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Jardim Botânico e o Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.

Sobre a plataforma Zooniverse, de acrescentar que conta com dezenas de projectos no activo e praticamente 1,8 milhões de voluntários registados. António Gouveia realça as mais valias que estas dinâmicas podem trazer: “Este tipo de investigação, com um grande volume de informação, é assim facilitado a partir destas plataformas colaborativas, reforçando também o compromisso da Universidade de Coimbra com a ciência aberta.”

Actualmente, o projecto Plant Letters já conta com 90 voluntários registados e 1% do projecto concluído, os outros 99% serão com toda a certeza acelerados à medida que mais pessoas se forem juntando à iniciativa. No vídeo seguinte, tens um tutorial de como participar.