RTP lança novas séries em streaming e já está à procura de mais ideias

Procurar
Close this search box.

RTP lança novas séries em streaming e já está à procura de mais ideias

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

São oito novos conteúdos originais criados por jovens talentosos que a estação pública está a apresentar com o selo RTP Lab.

O RTP Play tem vindo a crescer enquanto canal digital da RTP, numa altura em que o streaming está na moda e plataformas como o Netflix continuam a apresentar conteúdos novos, de sucesso e de criadores independentes a um ritmo frenético. Desde 2016, a RTP tem vindo a apostar na produção de séries portuguesas e, no ano passado, estreou uma quantas só na internet. A aposta nestas “séries digitais” continua este ano com oito novos projectos originais, da autoria de jovens talentosos.

As novas séries originais da RTP, apresentadas com o selo RTP Lab e disponibilizadas na íntegra na plataforma de streaming RTP Play, resultam da Consulta de Conteúdos realizada pela RTP em 2018. A terceira consulta está a decorrer neste momento e termina no fim de Maio.

Dos oito novos conteúdos em streaming na RTP Play, estão seis séries de ficção e duas propostas de entretenimento e pedagogia: On C@ll, Menos Um, Frágil, BAD & Breakfast, Inquilinos, #SóQNão, Matemática Salteada e uma 2ª temporada de #CasaDoCais. A nova programação original e exclusiva da RTP Play completa a lançada em 2018 – Amnésia , 1ª temporada de #CasaDoCais , Subsolo e APPaixonados – e é uma tentativa da RTP de chegar às gerações mais novas, que não consegue agarrar através dos canais tradicionais. Também a pensar nesse segmento, a estação pública lançou o projecto RTP Arena, uma plataforma dedicada aos eSports e que vive sobretudo no Twitch.

Foto de RTP (CC BY-NC-SA 2.0)

Contudo, para João Pedro Galveias, director de multimédia da RTP, a iniciativa RTP Lab é também uma forma de o serviço público apresentar “uma geração que o mercado audiovisual em Portugal não conhece e que é fundamental que conheça”, em áreas como a realização, o guionismo, a sonoplastia, a edição, a fotografia, o design, a produção e a representação. Para João, é também “uma prova de que a RTP não tem medo de arriscar e de proporcionar oportunidades para novos criadores”.

On C@ll

Protagonizada por Alexandra Pato e Rafael Costa, On C@ll é uma série de comédia assinada por Rúben R. Gomes e que vive em multiplataforma, uma vez que o canal de YouTube de Suzana com Z , a personagem feminina da história, e a conta de Instagram de Salvador Telles, o personagem masculino, que se esconde sob pseudónimo , também desempenham um papel importante no desenrolar da história. On Call estreou no dia 6 de Maio e há episódio novo todas as segundas às 12 horas.

Os opostos conectam-se e o nerd tímido Tiago e a influencer boazona Suzana vão tornar-se cúmplices no mundo ilusório da internet, quando ambos tentam recuperar de um coração partido.

Menos Um

Disponível na RTP Play a partir de 16 de Maio com todos os episódios de uma assentada, Menos Um é uma série criada e protagonizada por Filipe Santos, que conta a história de um músico portuense que vem para Lisboa tentar o sucesso. Contudo, tropeça em inúmeros obstáculos que resultam em situações caricatas ora divertidas, ora melancólicas. O protagonista da história é Alex, sendo interpretado por Filipe Santos e também pelo músico Paulo José Pimenta, mais conhecido por PZ, que também criou toda a banda sonora original, com músicas que já rodam nas rádios como “Banano” e “Realidade Paralela”.

Alex é teclista, mais um que tenta começar a sua carreira musical na cidade de Lisboa. Ambientes de fumo e copos meios-cheios são a sua forma de pensar. Renda em atraso e concertos mal pagos, o seu modo de vida…Será que os sonhos devem morrer? Ou esta é a história que vai ressuscitar as músicas de heróis caídos? Para saber é só descer um andar. É no Menos Um, o concerto já está a começar.

Frágil

Frágil é uma série criada por mulheres, com mulheres e sobre mulheres, mais concretamente sobre as inquietações das jovens mulheres de hoje. A autora Filipa Amaro e as três protagonistas – Catarina Secca e Cruz, Rita Rocha Silva e Matilde Jalles – apresentam uma história sobre relações, desafios, amadurecimento e concretização de sonhos. Passa-se tudo ao longo dum Verão: 97 dias, 15 horas e 43 minutos. É o tempo que as nossas protagonistas têm para aprender lições e mudar. Haverá novos episódios a cada terça-feira na RTP Play num total de seis, cada um com duração entre 20 e 30 minutos.

Comédia trágica sobre três raparigas meio em pânico a viver em Lisboa. Uma atriz sem trabalho, uma pintora que não consegue pintar e uma estudante de marketing de Coimbra: os seus problemas financeiros e as dúvidas existenciais. As três amigas vivem num mini apartamento desarrumado, onde têm de partilhar o espaço, a comida e todo o tipo de situações awkward e íntimas.

BAD & Breakfast

Da autoria de Miguel Leão, BAD & Breakfast vai estar disponível a partir de 30 de Maio. É uma série comédia futurista que explora o imaginário de quem vive a realidade social dos dias de hoje, na metrópole turística de Lisboa. Nesta série, Lenita (Carolina Torres) e Susana (Ana Valentim) – duas rock and rollas da sociedade, que vivem à sua margem, da sociedade e delas próprias – trabalham para Mr. Pauls (Isac Graça) a limpar casas, mas acabam por fazer mais que isso: seduzem um grupo de visitantes estrangeiros, maioritariamente do sexo masculino, para os inseminar com um chip (chamado Libelinha Roxa). Os turistas passam, então, a estar no controlo de uma sociedade secreta chamada Welcome To Lisbon e a serem produto numa app de aluguer de turistas.

A história de uma Lisboa distópica, onde os turistas são carne para canhão. Numa cidade onde o turismo é invasivo, um grupo de artistas responde à letra: cria uma sociedade secreta, chamada Welcome To Lisbon, e lança um movimento para devolver Lisboa a quem é de Lisboa.

Inquilinos

Insólito e por vezes nonsense, Inquilinos é um trabalho de Rui Contra, que junta numa casa exígua, e por vezes surreal, o jovem pseudo casal Catarina e Fred, interpretados por Érica Rodrigues e Sérgio Coragem e alguns convidados, ou invasores. Inquilinos é uma história de amor e descoberta entre um casal de ex-namorados que, juntos, vão explorar as absurdidades do mundo sem sair de casa. Aqui, nada obedece à lógica. Esta é uma série de comédia que com uma história profunda, contada de forma burlesca. A série, de cinco episódios, ficará disponível na íntegra a 13 de Junho, na RTP Play.

Fred diz que Catarina é a sua ex-namorada, mas ela diz que foi só um beijinho no jogo da garrafa. A admirável história de um rapaz agarrado ao passado e de uma rapariga à procura de algo novo e fantástico.

Matemática Salteada

A jovem youtuber MathGurl –Inês Guimarães – juntou-se à realizadora Vanessa Fernandes para produzir o desafiante e pedagógico, Matemática Salteada. Esta série documental junta os conceitos da matemática e da gastronomia para aguçar o apetite e descomplicar números e equações. O objectivo é descomplicar a Matemática, explicando vários conceitos matemáticos na cozinha, de uma forma leve e bem humorada. Afinal, a matemática pode ser bem saborosa! A estreia ainda não tem data marcada mas está prometida para a RTP Play.

Toda a gente gosta de comida, mas nem toda a gente gosta de matemática. O que acontece se misturarmos as duas coisas? Descobre a relação entre números primos e maionese, fractais e couve romanesca ou qual a melhor forma de cortar bolo.

#SóQNão

Joana Martins vai lançar #SóQNão, um conjunto de breves entrevistas sobre o preconceito que convidam à reflexão. A série estreia a 3 de Junho, às 12 horas, com uma nova conversa a cada segunda-feira.

#CasaDoCais 2

Depois de uma 1ª temporada com mais de um milhão de visualizações, #CasaDoCais, a série da youtuber Ana Correia aka Peperan, regressa com os mesmos cinco amigos e os seus problemas de adulto que sempre tentaram evitar – trabalho, dinheiro, responsabilidades… – enquanto tentam equilibrar isso com a vida pessoal, amorosa e as suas noites loucas e boémias. A 2ª temporada de #CasaDoCais também ainda não tem data, mas irá passar tanto na RTP Play como no canal de YouTube da série.

Depois de serem expulsos da sua primeira casa, Ema, Beatriz, Lara, Jay e Alex tentam começar uma nova aventura.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt