Comunidade portuguesa de WordPress volta a reunir-se, desta vez em Lisboa

Procurar
Close this search box.

Comunidade portuguesa de WordPress volta a reunir-se, desta vez em Lisboa

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

O WordCamp Lisboa 2019 será já no próximo fim-de-semana, 18 e 19 de Maio, nas instalações do ISCTE.

Há uma particularidade em relação aos WordCamps organizados em Portugal: um ano é no Porto, no seguinte em Lisboa. Ora, a edição de 2019 WordCamp português vai acontecer na capital e será já no próximo fim-de-semana, 18 e 19 de Maio, nas instalações do ISCTE.

Os WordCamps são eventos organizados pelo mundo fora e servem para juntar as comunidades locais que trabalham com a plataforma de publicação WordPress – programadores, designers, estudantes, bloggers –, fomentando a troca conhecimento e a aprendizagem com especialistas com largos anos de experiência.

O programa deste próximo WordCamp Lisboa 2019 divide-se entre sábado e domingo, sendo distinto nos dois dias. No sábado haverá palestras com oradores nacionais e alguns internacionais, com destaque para Jenny Wong, Reimar Kosack, Fernando Tellado, Caspar Hübinger e Raffaella Isidori. Vai falar-se da nova ferramenta do WordPress ‘Health Check’, que começou como plug-in e chegou agora ao core na versão 5.2, e que promete ajudar os menos aptos em programação com erros no código PHP e outras falhas. Vai falar-se também de truques escondidos, da versão Gutenberg, novamente, do caso de estudo do Observador e de como usar o WordPress para fazer um blogue de viagens.

No sábado, existirão também dois workshops, um para iniciantes em WordPress sobre como criar e optimizar uma loja online e outro para jovens dos 9 aos 15 anos, onde poderão aprender a criar um site no WordPress.com, a adicionar conteúdo e a desenvolver um programa simples que funcionará com esse site e com o pequeno computador Raspberry Pi.

Para a noite está marcada festa num bar no Cais do Sodré.

O domingo será o ‘Dia de Contribuição’, uma oportunidade de envolver os participantes no desenvolvimento do WordPress. Tradutores, designers, programadores, gestores de projectos, criadores de conteúdo… terão neste dia uma série de oficinas de trabalho em que poderão meter as “mãos na massa” e deixar o seu contributo para um projecto que toda a comunidade usa e que vive dos contributos dessa comunidade.

A organização procurou criar um ‘Dia de Contribuição’ mais abrangente que o habitual em edições anteriores; além da mesas de trabalho, existirão no domingo também algumas palestras. O almoço, tal como no sábado, é oferecido a todos os participantes do evento.

Ainda há bilhetes disponíveis para o WordCamp Lisboa. Apesar de o passe completo de 35 euros já estar esgotado, é ainda possível comprar bilhete para o 1º dia do WordCamp por 30 euros. Mais info sobre os bilhetes e sobre o evento pode ser encontrada aqui.

(O Shifter é parceiro de media do WordCamp Lisboa 2019.)

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt